Relacionamento amoroso

Um tópico frequente nos desabafos são os relacionamentos amorosos! Por isso, consideramos importante conversar sobre a temática. Afinal, quem não passou por situações complicadas em relacionamentos?

Considera-se como um relacionamento amoroso as relações que envolvem afeto, carinho e amor, nas quais as pessoas escolhem por livre e espontânea vontade se relacionar uma com a outra e compartilhar momentos. 

Robert Sternberg, pesquisador da Universidade de Wyoming nos EUA, cita três fatores base para relacionar-se:

  • Intimidade: relacionada a proximidade, vínculo e conexão
  • Paixão: tem-se a atração, sexualidade e romance
  • Compromisso: escolher a relação e firmar acordos

Porém, envolver duas pessoas que possuem experiencias de vida e subjetividades diferentes pode ser um desafio!

Como enfrentar o desafio de relacionar-se?

Cuidado com as expectativas: Muitas vezes idealizamos a pessoa com quem nos relacionamos. Criamos a fantasia de ser uma pessoa ‘perfeita’ e nos frustramos, pois a convivência mostra que a pessoa não se enquadra no que queremos! Então, cuidado com o que espera da pessoa. Será que é algo alcançável?

Momentos a sós são importantes: Ter tempo de qualidade é importante para estabelecer a relação e ter momentos especiais. Busque ter momentos em que possam estar juntos, seja ir ao cinema, ao parque, ou mesmo tirar um momento para assistir um filme juntos ou fazer um jantar em casa.

Diálogos são a chave do negócio: Relacionamentos são feitos de pessoas que tem seus próprios sentimentos, traumas, gostos… por isso é importante manter sempre a conversa em dia. Procure conversar sobre sentimentos, sobre o dia a dia, sobre vocês, sobre o que tem chateado e o que tem sido positivo. 

Seja gentil: Com a rotina e questões da vida, esquecemos de ser gentil e cuidar de quem está ao nosso lado. Por isso, sempre que preciso, peça desculpas, diga por favor e obrigada… fale que ama, que sente saudades. Demonstre sentimentos e acolha os sentimentos do outro!

Assuma seus erros: Todos estamos sujeitos a cometer erros no relacionamento, o importante é que, ao perceber ou ter um erro apontado, você assuma seu erro e peça desculpas sinceras. A honestidade é importante para manter a relação funcionando! 

Procure acolher os sentimentos do outro: Quando a pessoa com quem nos relacionamos fica triste, irritada ou angustiada tendemos a responder da mesma forma. Por exemplo, a pessoa está irritada e te trata de forma ríspida, você acaba sendo ríspido também e a situação acaba virando uma bola de neve. Ao invés de responder, respire, tire uns minutos e reflita sobre o que pode ter irritado o outro e no melhor momento para abordar a questão. 

Gostou das dicas ou tem mais dicas para incluir? Deixe seu comentário! 

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

Deixe um comentário