Autoconhecimento

A busca pelo autoconhecimento é uma viagem muito atrativa e cheia de possibilidades a serem exploradas. Você sabe por onde começar a praticar o seu autoconhecimento?

Quando falamos sobre autoconhecimento as pessoas podem imaginar que uma pessoa capaz de se conhecer melhor, não comete erros, não passa por dificuldades e não se coloca como uma aprendiz durante sua vida, sendo uma pessoa muito “acima” das demais.

Na verdade, não é bem assim. Neste texto veremos alguns pontos e conquistas alcançadas através da busca por conhecimento sobre si.

O Conceito de Autoconhecimento:

Como o próprio nome diz, autoconhecimento é o conhecimento que se tem sobre si mesmo. Emoções, sentimentos e pensamentos ligados à sua própria forma de ser.

Quanto mais uma pessoa consegue se autoconhecer, mais chances ela tem de conviver melhor não só consigo mesma, mas com as outras pessoas e com o mundo a sua volta.

Existem pontos que contribuem para uma maior e melhor percepção sobre quem você é e sobre os seus anseios e angústias, que, muitas vezes, acabam não sendo acessados.

Atitudes que podem ajudar no processo de autoconhecimento:
  • Voltar-se para dentro de si
  • Buscar mais o seu próprio bem-estar
  • Procurar cada vez menos a aceitação do outro
  • Se importar menos com o que os outros falam sobre você
  • Reconhecer suas limitações quando necessário
  • Entender que o amor-próprio é o principal elemento para a evolução na vida
  • Não ter receio de expor seus pensamentos e sentimentos
  • Realizar atividades voltadas para o conhecimento e aceitação de situações ligadas à sua existência
A terapêutica do viver consigo mesmo

Na nossa sociedade não somos instruídos a buscar o autoconhecimento. Muitas vezes a mídia e principalmente as redes sociais, buscam enfatizar a vida de pessoas que possuem um bom conhecimento sobre si e que em decorrência disso começam a viver uma vida menos pesada, sem amarras e sendo o que realmente são.

Porém, essa mesma mídia, não passa para as pessoas como se autoconhecer. Isso acontece porque, para se autoconhecer, as pessoas necessitam olhar mais atentamente para as próprias necessidades e dar menos importância a vida dos outros. Além disso, o autoconhecimento não é uma receita prática que vem como uma receita de bolo.

Como colocar o autoconhecimento em prática?   

Para o autoconhecimento ser posto em prática de maneira saudável, o individuo deve iniciar uma jornada vivencial. Tendo como foco o contato com elementos capazes de o levar a se conhecer melhor como: Psicoterapia, terapias ocupacionais, arte, música, prática de esportes e atividades físicas, yoga, meditação etc.

Mas antes disso tudo, a pessoa deve tentar se compreender melhor, aceitando os erros e acertos como parte normal das nossas vidas e ter a consciência que se amar é a chave primordial nesse processo.

Cláudio Silva

Psicólogo Clínico

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe um comentário

Thanks for submitting your comment!