Você sabia que o relacionamento abusivo vai além das agressões físicas? O relacionamento abusivo pode ser mais do que bater ou preferir ameaças aos gritos. Por isso, é importante estar alerta a outras formas de abuso, não tão fáceis de identificar.
Conheça formas de abuso em um relacionamento:
Abuso emocional ou psicológico:
Ocorre através de controle, xingamentos, chantagens, manipulações, medo, humilhação e instabilidade. A vítima sente que é culpada e se desculpa excessivamente.
Abuso físico:
Agressões físicas, desde bater ou um puxão no braço, beliscar, segurar forte para tentar chamar a atenção. E pode ser também descontar a raiva batendo e quebrando objetos, demonstrando o poder físico.
Abuso tecnológico:
Querer saber com quem está falando, porque demora responder, ver o celular, mensagens e redes sociais, tirando completamente a privacidade da outra pessoa.
Abuso sexual:
Se sentir forçada a realizar o ato sexual, através de ameaças, chantagens, força física ou para não desagradar. Ou não utilizar camisinhas, proibir o uso de anticoncepcional, tirar a camisinha durante o ato, mesmo sem consentimento.•
Abuso financeiro:
Criar dependência financeira que faça com que a vítima se mantenha na relação, seja não deixando trabalhar ou gastando todo dinheiro. Além de utilizar cartões ou o dinheiro do outro sem o consentimento.
Abuso patrimonial:
Ocorre quando o parceiro não deixa o outro trabalhar, oculta bens, destrói objetos e documentos.
Como identificar os sinais de um relacionamento abusivo?
Os abusos tendem a começar de forma mais “leve” e “aceitável” socialmente. Por isso, atente-se aos sinais:
Consequências de um relacionamento abusivo:
Relacionamentos abusivos deixam marcas profundas, pois acabam minando a forma como a pessoa existe no mundo, e o que resta é o medo. Influencia na autoestima, cria sentimento excessivo de culpa, inseguranças e tristeza. Fique atenta aos sinais e busque ajuda!
O relacionamento abusivo pode ter como abusador tanto o homem quanto a mulher. Porém, hoje, 3 em cada 5 mulheres são vítimas em um relacionamento abusivo.