Doenças psicológicas

Você já parou para pensar sobre o que são doenças psicológicas?

Sempre que pensamos em doenças, acabamos pensando em doenças médicas, que envolvem o bem estar físico e são causadas por algo que explicamos de maneira lógica.

Porém, quando pensamos na Saúde Mental, não pensamos que podemos desenvolver doenças relacionadas a mente. Mas sim, elas existem.

O que são doenças psicológicas?

As doenças psicológicas também são conhecidas como transtornos ou distúrbios psicológicos. Quando aparecem, nem sempre são perceptíveis no nosso físico, mas ficam aparentes nos processos emocionais.

Podem ser causadas por diferentes fatores, inclusive, por uma somatória de fatores. O acompanhamento de um Psiquiatra e um Psicólogo é importante para a compreensão do estado emocional.

Os principais fatores elencados para as doenças psicológicas são:
  • Fatores genéticos:

Assim como outras doenças, as psicológicas podem ser transmitidas de geração em geração. Por isso, é comum que em uma família mais de uma pessoa tenha desenvolvido um transtorno psicológico semelhante.

  • Desequilíbrio hormonal:

Os hormônios regulam nosso corpo e, com isso, regulam também o humor. Por isso, um desequilíbrio hormonal pode acarretar no desenvolvimento de doenças psicológicas, havendo a necessidade de ação medicamentosa para poder regular a produção de hormônios, junto com a psicoterapia para conseguir lidar com as emoções.

  • Estresse ou acúmulo emocional:

Algumas doenças emocionais podem se manifestar por períodos em que as emoções ficam intensas, seja pelo estresse ou em ambientes rígidos em que não se pode demonstrar as emoções, deixando acumular os sentimentos. Assim, o corpo irá pedir ajuda de alguma forma, ou seja, o corpo adoece para que se dê a devida atenção ao que está acontecendo com a Saúde Mental.

  • Questões sociais:

Ambientes sociais podem ser hostis, criar situações de discriminação e/ou disparidades sociais que influenciam nos níveis das emoções, podendo acarretar em doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.

Como uma doença psicológica é diagnosticada?

As doenças psicológicas são diagnosticadas por uma equipe multiprofissional, normalmente envolvendo um profissional da Psicologia e um da Psiquiatria. Dependendo do que envolve esse transtorno, outros profissionais são necessários, como o Nutricionista em caso de transtornos alimentares.

O Diagnóstico é feito com base no DSM – Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais, no qual é encontrado os critérios para cada transtorno.

Além do conhecimento desse Manual, os profissionais devem realizar uma avaliação diagnóstica, que leva em consideração questões sociais, culturais e da história pessoal de quem pode estar sofrendo de uma doença psicológica.

As principais doenças psicológicas
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Bipolaridade;
  • TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo);
  • Anorexia e/ou Bulimia;
  • Depressão pós-parto;
  • Dependência química.

Se você acredita ter alguma doença psicológica, procure ajuda de um profissional de Psicologia que poderá te auxiliar a compreender esse momento e como lidar com essa doença.

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe um comentário

Thanks for submitting your comment!