Insegurança emocional

Insegurança Emocional é a crença de não ser útil, não ser bom o suficiente ou não ser amado.

Esses pensamentos podem fazer a pessoa tender ao isolamento, ser pessimista ou mesmo sofrer de algum transtorno relacionado a sua imagem ou a ambientes de socialização. 

A Insegurança Emocional ocorre quando há:

Baixa autoconfiança: não acreditar em si e esconder inseguranças para ser aceito;

Vulnerabilidade emocional: sentir-se pouco amado, não aceitar bem críticas e buscar controlar as situações, o que pode gerar sentimentos como ciúmes, inveja e raiva;

Dependência emocional: depender de outras pessoas para validar e tomar decisões;

Medo de tomar iniciativas: sentir que seus projetos não são bons o suficiente e optar por não mostrar iniciativas;

Dificuldade em dizer “não”: por medo de ferir os sentimentos de outra pessoa;

Medo da rejeição: sentimento de que a outra pessoa irá abandonar ou mesmo não aceitar ou censurar atitudes tomadas.

E como lidar com a Insegurança Emocional?

Identifique quais situações geram insegurança: tente refletir sobre o que foi deixado pra trás ou para depois, que pode estar ligado as inseguranças. Avalie o que pode ser retomado. 

Seja gentil com você: a insegura pode gerar baixa autoestima, pensamentos de inferioridade ou a crença de não ser bom o suficiente. Tente pensar nas situações que viveu com carinho e procure não se comparar com outros – cada um tem sua própria história. 

O autoconhecimento é um dos caminhos para lidar com a Insegurança Emocional. 

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

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