O que faz um psicólogo?

Para começar a entender o que faz um Psicólogo, vamos entender o que é a Psicologia!

A Psicologia é uma ciência, que estuda de forma cientifica o comportamento e a mente das pessoas. Por estudar o ser humano, a Psicologia pode estar em diferentes locais e trabalhar de diferentes formas. Por exemplo: existem profissionais voltados para a área esportiva, hospitalar, organizacional, social ou clínica.

A Psicologia enquanto ciência, estuda através da observação de procedimentos e técnicas desenvolvidas por muitos estudiosos do comportamento humano, analisa e realiza interpretações teóricas e explicações e também compreende o funcionamento geral das pessoas.

Qual o papel do Psicólogo?

O papel do psicólogo é estudar para ter propriedade científica, ou seja, possuir um método e base teórica para compreender comportamentos da mente humana, proporcionando ao outro um processo de mudança.

O psicólogo irá compreender a outra pessoa, entendendo o funcionamento de sua mente, identificando seus traumas e sentimentos reprimidos e como ela lida com si mesma e com suas relações.

Através da analise do comportamento individual e social, o psicólogo pode oferecer uma perspectiva sobre a pessoa, ajudando-a a perceber quem ela é, como lida com as situações, percebe sentimentos e se relaciona.

O psicólogo trabalha com as demandas que são trazidas pela pessoa que está sendo atendida e pode fazer isso de diferentes formas.

Como o psicólogo atua?
  • Acolhendo: escuta o que a pessoa precisa falar. Às vezes, só precisamos conversar, desabafar sobre o que está acontecendo e o psicólogo tem o papel de ouvir e te auxiliar a lidar com os sentimentos.
  • Ajudando nas modificações: seja de comportamentos indesejados, seja na interação social, de pensamentos, valores e crenças – compreende o que está incomodando e pode auxiliar no processo de mudança.
  • Auxiliando em momentos difíceis: sentimentos complexos difíceis de lidar, momentos e circunstancias da vida dolorosas, como o luto, e até mesmo, a depressão, ansiedade… o psicólogo é um suporte para lidar com estes momentos.

Que tal procurar um psicólogo para conhecer mais sobre o processo psicoterapêutico?

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe um comentário

Thanks for submitting your comment!