Para começar a entender o que faz um Psicólogo, vamos entender o que é a Psicologia!
A Psicologia é uma ciência, que estuda de forma cientifica o comportamento e a mente das pessoas. Por estudar o ser humano, a Psicologia pode estar em diferentes locais e trabalhar de diferentes formas. Por exemplo: existem profissionais voltados para a área esportiva, hospitalar, organizacional, social ou clínica.
A Psicologia enquanto ciência, estuda através da observação de procedimentos e técnicas desenvolvidas por muitos estudiosos do comportamento humano, analisa e realiza interpretações teóricas e explicações e também compreende o funcionamento geral das pessoas.
Qual o papel do Psicólogo?
O papel do psicólogo é estudar para ter propriedade científica, ou seja, possuir um método e base teórica para compreender comportamentos da mente humana, proporcionando ao outro um processo de mudança.
O psicólogo irá compreender a outra pessoa, entendendo o funcionamento de sua mente, identificando seus traumas e sentimentos reprimidos e como ela lida com si mesma e com suas relações.
Através da analise do comportamento individual e social, o psicólogo pode oferecer uma perspectiva sobre a pessoa, ajudando-a a perceber quem ela é, como lida com as situações, percebe sentimentos e se relaciona.
O psicólogo trabalha com as demandas que são trazidas pela pessoa que está sendo atendida e pode fazer isso de diferentes formas.
Como o psicólogo atua?
- Acolhendo: escuta o que a pessoa precisa falar. Às vezes, só precisamos conversar, desabafar sobre o que está acontecendo e o psicólogo tem o papel de ouvir e te auxiliar a lidar com os sentimentos.
- Ajudando nas modificações: seja de comportamentos indesejados, seja na interação social, de pensamentos, valores e crenças – compreende o que está incomodando e pode auxiliar no processo de mudança.
- Auxiliando em momentos difíceis: sentimentos complexos difíceis de lidar, momentos e circunstancias da vida dolorosas, como o luto, e até mesmo, a depressão, ansiedade… o psicólogo é um suporte para lidar com estes momentos.
Que tal procurar um psicólogo para conhecer mais sobre o processo psicoterapêutico?
Customer Reviews