Quando procurar um psicólogo?

Frases como “psicólogo é coisa de gente louca” ou “quando eu devo procurar um psicólogo?” são mais comuns do que parece. Por isso, conversaremos sobre o assunto com vocês.

Afinal, o que é sofrimento mental?

O sofrimento mental está associado a situações que são difíceis de enfrentar sozinho(a).

Podem ser emoções, relacionamentos conturbados, transtornos mentais (como depressão e ansiedade), dores e mal estar físico sem explicação médica (por exemplo enxaqueca, dores nos ombros).

Isso quer dizer que a psicoterapia vai além de auxiliar no enfrentamento de transtornos mentais. A interação entre psicólogo e paciente visa diminuir sofrimentos e compreender acontecimentos.

Eu sou louco se for no psicólogo?

Não. Você só está precisando de auxílio para lidar com situações difíceis.

Isso também não te faz fraco ou sem coragem! Em alguns momentos, a ajuda é necessária para que possamos dar passos sozinhos. Por isso, procure ajuda se você estiver passando por uma situação difícil.

No que a Psicologia pode me ajudar?

O processo de psicoterapia é um diálogo constante com um psicólogo, que visa auxiliar na busca de soluções para o sofrimento mental.

A psicoterapia pode te ajudar a:

  Compreender sentimentos

  Enfrentar medos e inseguranças

  Construir laços de afeto saudáveis

•  Desenvolver autoconfiança

•  Construir uma relação de amor próprio

Qual o momento de procurar ajuda de um psicólogo?

Quando existem situações em que é difícil lidar com os sentimentos, mesmo tentando controlá-los ou com ajuda de pessoas próximas. 

Se o sofrimento insistir em continuar ali e passar a tornar as atividades do dia difíceis de serem realizadas, é este o momento de procurar auxílio psicológico!

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

Deixe um comentário