Somatização de sentimentos

Você sabia que a mente e o corpo estão ligados? Em alguns momentos, a nossa mente revela os sofrimentos através do corpo.

Sabe aquelas dores de cabeça, dores no estômago, quedas de cabelo… sem uma explicação médica lógica? Então, elas podem ser seu emocional querendo dizer algo!

Esse movimento da mente se manifestando no corpo chama-se somatização.

O que é a somatização?

A somatização acontece quando as emoções se manifestam de forma física, ou seja, através do corpo. Isso pode ocorrer de forma leve, como quando ficamos com vergonha e nossas bochechas ficam vermelhas ou quando nosso coração acelera ao nos assustarmos com algo.

Entretanto, nos casos leves, a sensação física tende a amenizar e até desaparecer conforme o sentimento também se ameniza e desaparece, sendo perceptível a relação entre as duas – sentimentos e sensação corporal.

Porém, existem casos em que os sintomas da somatização são constantes, interferindo na qualidade de vida do indivíduo. Quando não percebidos como tendo causas psicológicas, podem levar ao diagnóstico médico aparentemente “normal”, após a realização de exames físicos.

E se está tudo normal, a somatização é um sofrimento é real?

A somatização é um sofrimento real, criado por sofrimentos emocionais que não estão tão claros para nós.

Pense que somos um sistema interligado, o que sentimos no corpo pode mexer com a nossa ‘cabeça’, assim como o que acontece na nossa ‘cabeça’ (sentimentos e emoções) pode mexer com o nosso corpo. 

A somatização é a forma do nosso emocional pedir ajuda, sinalizando de forma concreta que precisamos dar atenção ao que está acontecendo conosco.

E de onde vem a somatização?

A somatização vem de sentimentos e emoções que não estamos dando a devida atenção. A causa depende muito da história de cada pessoa e de como ela enfrentas as situações vividas.

Algumas causas podem incluir: Estresse, Traumas, Pouca consciência das emoções, Dificuldade com os sentimentos, Repressões.

E quais os sintomas da somatização?

O sintoma da somatização são bastante variáveis, mas entre os mais comuns estão:

• Dores no corpo;

• Vômito e Náuseas;

• Tonturas e Desmaios;

• Palpitações;

• Falta de ar e Fadiga;

• Dificuldade para urinar;

• Menstruação irregular;

• Visão turva;

• Surdez;

• Perda de voz;

• Amnésia.

Como lidar com a somatização?

O primeiro passo é procurar ajuda médica, realizar exames e descartar a possibilidade de serem de fato problemas físicos.

Caso esteja passando por isso, procure ajuda de um profissional da Psicologia para compreender melhor quais são os as causas e quais as melhores formas de mudar a situação.

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 0 reviews

Deixe um comentário

Thanks for submitting your comment!