Suicídio

O suicídio é definido como o ato que uma pessoa comete para tirar a própria vida de maneira intencional. Os sentimentos suicidas podem afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero, raça e classe social.

O ato que uma pessoa comete contra a própria vida, porém, pode ser evitado com o devido cuidado e tratamento.

No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida anualmente. No mundo, esse número chega a 800 mil. O suicídio é a segunda maior causa de morte entre os jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Diante disso, o mês de Setembro Amarelo surge para conscientizar a população sobre a forma de se lidar com pensamentos suicidas, auxiliando e oferecendo meios para superá-los.

As dificuldades relacionadas a questões psicológicas, sociais, pessoais, de abuso de substâncias, entre outras, podem levar uma pessoa a cometer suicídio.

As pessoas com pensamentos suicidas, no entanto, podem encontrar o apoio necessário para ajudar a superar dificuldades e lidar com os problemas, através do tratamento, cuidado e compreensão necessária.

Conheça 7 sinais que apontam para pessoas com pensamentos suicidas:

1. Postagens tristes nas redes sociais

2. Desapego de coisas importantes

3. Mensagens de despedida

4. Frases depressivas

5. Sono excessivo

6. Automutilação

7. Irritabilidade

Quer saber por quê o cuidado com a saúde emocional é essencial para prevenir o suicídio? Clique no botão abaixo e descubra:

Deixe um comentário