Término de relacionamento

O término de relacionamento é um momento delicado e repleto de sentimentos e emoções com as quais nos confrontamos e precisamos lidar.

Esse momento pode impactar diferentes aspectos da vida e gerar sentimentos dolorosos, como a angustia, a ansiedade, o vazio, a raiva, a culpa e a tristeza.

Por que não consigo superar o término?

Quando estamos em um relacionamento, planejamos nossa rotina, nosso futuro e diferentes atividades com aquela pessoa e ao terminar a relação, percebemos que não temos mais esses planejamentos. Ou seja, um término influencia na rotina, responsabilidades, pertences, relacionamentos familiares e amizades… pode até mesmo te levar a começar a repensar quem você é;

Além dessas questões, existem os sentimentos que estão envolvidos, como o amor e todas as memórias positivas que foram compartilhadas. Então, é normal ter dificuldades em superar um término de relacionamento.

Mas, você não ficará preso nesse relacionamento que acabou para sempre!

O que posso fazer para começar a superar o término do relacionamento?

O sentimento do término do relacionamento é um luto. Sentimos o luto quando perdemos algo que amamos, gostamos e queremos ter conosco. Além da pessoa, você está perdendo tudo o que se relaciona com ela, como os sonhos, planejamentos, rotina… Por isso, o primeiro passo é a aceitação do que está acontecendo. Como?

  • Compreenda que os sentimentos são normais e que vão afetar sua rotina;
  • Dê um tempo para si mesmo, para descansar e refletir;
  • Compartilhe seus sentimentos (com amigos, familiares ou com um Psicólogo);
  • Permita-se sofrer pela pelo término do relacionamento.
  • Cuide de si e se trate com carinho;
  • Não fique buscando culpados;
  • O relacionamento acabar não significa que foi um fracasso, muitas coisas foram vividas;
  • Procure preencher seu tempo livre com você mesmo e com coisas que te fazem bem;
  • Leve-se para passear, saia de casa;
  • Procure estar em boas companhias;
  • Cuide da sua saúde física e mental.
Importante! 

Nesse momento, procure voltar-se para si. Olhe para seus sentimentos e busque compreender o que está acontecendo com você, como se sente, o que pensa e o que pode fazer em relação a isso.

Caso esteja difícil demais lidar com o momento sozinho (a),  busque auxilio de um profissional da Psicologia. Ele (a) poderá te dar suporte para lidar com os sentimentos.

Suelen Maas

Psicóloga Clínica

Customer Reviews

5
0%
4
0%
3
0%
2
0%
1
0%
0
0%
    Showing 1 reviews
  1. Gostei muito desse texto. Realmente precisamos encarar os fatos e aceitar nossos sentimentos. Espero ter forças pra conseguir passar por esse momento tão difícil! Estou dando meu máximo
    0

    0

    You have already voted!

Deixe um comentário

Thanks for submitting your comment!