placeholder
Aiden

Me sinto uma pessoa totalmente fracassada

Olá colegas.

De um tempo para cá, venho me sentindo uma pessoa totalmente fracassada.

Faz um tempo que eu e minha esposa estamos tentando ter um filho, mas sem sucesso. Na verdade, a penetração sempre foi algo difícil para a gente, pois parece que há uma barreira ali e sempre precisamos forçar demais, o que às vezes causava desconforto e até dor. Quando não estávamos tentando ter filhos, sem problemas, pois explorávamos outras áreas e conseguíamos chegar no prazer.

Porém, com esse desejo de sermos pais, tenho ficado muito encanado com isso, pois sofro de ansiedade. Sempre que vamos ter relações, só fico na cabeça de que precisamos ter a penetração para, quem sabe, ela engravidar. Já foram várias oportunidades em que tivemos uma relação sexual com todos os elementos para engravidar, mas passa um tempo e ela não engravida, o que gera uma baita frustração. Além disso, sinto que fico muito no automático, sempre pensando: “Preciso ejacular lá dentro para ela engravidar”, o que acaba deixando todo o sexo muito mecânico.

E eu não sei o que fazer. Estamos tentando experimentar posições novas para ver se conseguimos que o pênis entre mais, aumentar a frequência das relações, mas isso só tem me deixado cada vez mais encanado e ansioso. Para piorar, a nossa família não ajuda, pois sempre levantam esse assunto quando nos encontramos e ficam com brincadeiras de que “não estamos fazendo direito” e falando do exemplo de fulano que está casado há menos tempo e já tem 3 filhos. Já até falaram em tom de brincadeira que o meu cunhado é que é a esperança de prosperidade, pois daqui não sai nada.

Com isso, me sinto uma pessoa totalmente fracassada, me sentindo incapaz e com medo de minha esposa achar que sou um derrotado. A questão sexual sempre foi um tabu para mim, pois tive poucas experiências antes de minha esposa, então também tenho muita insegurança nesse aspecto. Isso tem me incomodado muito ultimamente, tirando meu sono e eu chego a sentir inveja de amigos que têm filhos.

50
6

  • março 9, 2022
    Luana Piekoski

    Eu sugiro que vocês conversem com a família pedindo para eles pararem com as cobranças. Digam que estão tentando e que a pressão não ajuda, só atrapalha. Ter filhos é uma questão muito pessoal e os demais não devem dar palpites. Também será bom fazer exames ginecológicos em sua esposa (e ver essa barreira) e contagem de espermatozoides pra você. São exames feitos no laboratório, rápido e com bons resultados. Consulte um urologista. E fique mais solto, mais leve. Se não der certo a concepção pelos métodos naturais, sempre tem a fertilização in vitro, que é garantia de sucesso. Mas, sua esposa deve ter um útero saudável, sem complicações, para que o feto adira à parede do útero e a gestação corra bem. Então, amigo, bora ambos se submeterem à exames e ver o que está atrapalhando seus sonhos.

    • março 9, 2022
      Aiden

      Olá Luana, obrigado pela sua resposta. O fato de morarmos longe de nossos familiares ajuda bastante. Vou ver uma forma de dar um toque para que parem de ficar falando nesse assunto, pois isso me deixa muito pra baixo. Sinto que parece que o único valor que tenho é a procriação. Sobre os exames, já estamos fazendo alguns para checar como estamos. E já conversei com minha esposa de que, caso demore mais do que estamos querendo engravidar, para irmos atrás de métodos alternativos como a fertilização in vitro ou a inseminação artificial. Só tenho medo de que isso desperte um sentimento de incapacidade maior em mim, sabe? De eu achar que sou um inútil por não conseguir fazer pelo jeito convencional. Obrigado pelo seu tempo!

  • março 9, 2022
    Psicóloga Suelen Maas

    Olá Aiden! Entendo e percebo o quanto tem sido angustiante esse momento! Me chamou atenção alguns pontos, como: a penetração sempre ter sido algo difícil - isso é uma questão recorrente nas mulheres, as razões para isso vão de causas físicas a psicológicas, seria interessante a procura de um(a) ginecologista que sua esposa possa falar sobre o assunto e buscar ajuda. Sentir dor na penetração não é algo normal. Sobre a questão de não conseguir ter filhos - melhorando a penetração e sendo confortável para os dois, pode ajudar a melhorar o momento de vocês. Mas para além, as cobranças sobre ter filhos podem atrapalhar muito - estresse, ansiedade, medo, inseguranças... são coisas que mexem com o nosso corpo e podem interferir nesse momento. Seria importante que o sexo de vocês possa ser algo gostoso e sem cobranças, fazer pelo prazer de dividir esse momento. Esse ponto e o que traz sobre "questão sexual sempre foi um tabu", podem ser conversados entre vocês. O sexo é um momento de conexão muito intensa e que deve se manter um diálogo sobre o assunto entre os parceiros. Converse com ela abertamente, troquem ideias do que gostam ou não, procurem utilizar outras métodos para auxiliar vocês, podem pesquisar e ir entendendo o que é o melhor para vocês dois. Sempre mantendo o respeito e os limites um do outro! Ter filhos é algo importante para vocês, mas é importante manter a calma, o relaxamento e a troca entre vocês nos momentos sexuais e íntimos. Espero ter ajudado!

    • março 9, 2022
      Aiden

      Obrigado pela resposta, Suelen. A gente tem tentado, praticado e pesquisado novas técnicas. Mas a ansiedade sempre pega na hora h e acabamos indo pelo convencional. Eu fiquei numa sanha tão grande de tentar engravidá-la que mesmo quando fazemos sexo sem penetração, dou um jeito de fazer com que a ejaculação ocorra dentro ou próxima do canal vaginal. A questão do tabu eu sempre carreguei. Nunca fui um garanhão, perdi a virgindade tarde se comparada aos meus amigos (aos 19 anos) e tive poucas parceiras sexuais ao longo da vida, além de que uma ex-namorada destruiu com minha auto-estima por eu ser inseguro na cama. Eu e minha esposa praticamente aprendemos o sexo juntos, superamos muitas barreiras e temos uma vida sexual ativa, mesmo com essa questão delicada da penetração. Quanto a exames, eu fiz um espermograma. Aparentemente, tudo normal, só a questão da motilidade que acho que está um pouco baixa, mas dentro dos padrões. Ainda preciso voltar no médico para ele me orientar. Minha esposa também está marcando exames ginecológicos! Obrigado pelo seu tempo!

  • março 8, 2022
    Lady Cat

    Oi! Bom, eu acredito que o fato da sua esposa não engravidar talvez não seja por sua culpa. Vcs já fizeram exames para checar se está tudo bem? A ansiedade pode estar atrapalhando, principalmente pq vc está se cobrando muito. Os comentários da família reforçam essa cobrança (sei disso por experiência própria). Acho que vcs poderiam fazer exames para saber se existe algum problema, e caso contrário, o negócio é relaxar um pouco e continuar tentando sem essa cobrança excessiva.

    • março 9, 2022
      Aiden

      Obrigado pela resposta, Lady Cat! Eu fiz recentemente um espermograma, aparentemente tudo dentro dos conformes. Preciso agora voltar no médico para ver o que ele me diz. Minha esposa também está com exames ginecológicos marcados. Estou tentando ficar cada vez mais leve e não encanar com isso. Acho que o fato de morar longe dos familiares ajuda a não ficar sendo tão pressionado.

Grupo de Apoio

Desabafe online

Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

junte-se a nossa Comunidade

Login