IA: Programação, não detecção de danos emocionais

A IA tem se tornado uma das queridinhas no mundo inteiro pela sua praticidade é consultora, analista, terapeuta , mas toda essa consulta virtual exige cuidados para não gerar danos em vez de benefícios para a saúde mental. A IA não é humana; é tecnologia. Ela não substitui um tratamento humano.

Programação que afasta

ChatGPT e outras ferramentas são sistemas programados por códigos. Ao escrever, elas liberam respostas baseadas nessa programação. Diferentemente de um profissional humano, essas ferramentas não possuem condições emocionais. Por exemplo, em casos de tristeza profunda, ferramentas como o ChatGPT não identificam sinais de risco da mesma forma que uma psicóloga humana, que utiliza técnicas específicas para reconhecer e acolher quem precisa de ajuda.

A IA é uma ferramenta de apoio e complemento, mas não pode substituir o humano em situações sensíveis. Desabafar com uma IA foge do propósito terapêutico de cura e alívio emocional trata-se de uma máquina, não de alguém real.

Humanização que acolhe

Ferramentas como o Sunas no Discord unem tecnologia e sensibilidade humana. A tecnologia é usada para conectar pessoas, criar laços e proporcionar acolhimento, ao contrário das respostas programadas de uma IA. No Sunas, você encontra alguém para escutar, compreender e sentir junto com você.

Durante um desabafo, existe uma troca: alguém escuta, reconhece e se conecta com a história contada. Muitos já recorreram à IA e perceberam a falta de sensibilidade que só um humano pode oferecer e por isso encontraram no Sunas Discord um espaço seguro e acolhedor.

Benefícios da detecção de danos morais

Durante um desabafo é imprescindível essa detecção do que não vai bem. Só é curado o que é tratado. Durante uma conversa pela inteligência artificial, o algoritmo não consegue detectar realmente o que se sente, o que precisa de ajuda, e muitas vezes também quem desabafa não consegue identificar.

Durante uma conversa, muitas vezes interpretamos uma simples tristeza, algo natural, quando na verdade estamos em um quadro mais complexo e precisamos de mais cuidado com a nossa saúde mental. Não é uma tristeza cotidiana. O algoritmo apenas vai te dando palavras de conforto, uma melhora momentânea, não algo definitivo e duradouro, tendo em vista que a tecnologia complementa, mas não substitui algo que só o humano tem.

Desabafe conosco e se beneficie de um ambiente acolhedor.

Login