Alcoolismo

Sinais do alcoolismo

O alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pelo vício e dependência causada pelo álcool, na qual o usuário se torna cada vez mais tolerante à intoxicação produzida pela droga, passando a fazer seu consumo compulsivo.

O usuário passa a enfrentar doenças graves e problemas de convivência que atrapalham a vida familiar, as relações sociais e as atividades profissionais.

A dependência de álcool está associada ao risco de acidentes de trânsito, lesões resultantes de violência e  desenvolvimento de distúrbios mentais e comportamentais, que colocam a vida do usuário e de outras pessoas em risco.

O alcoolismo afeta o sistema nervoso central, debilitando a memória, a concentração,  a coordenação motora,  o equilíbrio e o funcionamento emocional.

O tratamento adequado é feito com acompanhamento de um psiquiatra, que ajuda na desintoxicação, e com psicólogo que vai trabalhar os hábitos e a parte emocional do usuário em recuperação. Em alguns casos a internação em uma clínica de reabilitação se faz necessária.

Os sintomas mais comuns do alcoolismo são:

  • Náuseas
  • Suor excessivo
  • Tremor
  • Irritabilidade
  • Confusão mental

Deseja começar com um acompanhamento psicológico on-line?

Deixe um comentário