“Eu não consigo me acolher”. Essa frase sintetiza bem com uma pessoa com pensamentos e sentimentos autodepreciativos costuma se sentir e se mostrar para o mundo. A dificuldade de perceber como a sua vida é algo muito importante e que no fundo o maior sentido de todos é valorizar vivências.
O que é a Autodepreciação?
A autodepreciação, é uma avaliação negativa de si mesmo. Dar maior ênfase aos defeitos e a desvalorização de suas capacidades e conquistas.
O movimento de autodepreciar-se traz consigo uma necessidade de busca pela perfeição, que é acompanhada pela punição quando não se chega ao resultado esperado.
Pensar que é incapaz de mudar e pensar de uma maneira mais positiva, também acompanha a pessoa que está presa aos sentimentos, sensações e pensamentos negativos.
Como superar a Autodepreciação?
- Buscando entender que suas conquistas têm valor
- Não se prendendo a falsa ideia de perfeição
- Não buscando se comparar a outras pessoas
- Experienciando seus dias de uma forma mais contemplativa
- Dando importância aos seus sentimentos
- Indo em direção ao autoconhecimento através de terapias ou vivências que fazem sentido na sua vida
- Entregar-se aos momentos positivos com intensidade emocional, psíquica e física
- Acolhendo nossos erros e cuidando deles para que não aconteçam mais
Reinventar-se
Muitas vezes nós seres humanos somos críticos demais para com as nossas ações e comportamentos. Assim, assumimos uma posição de não aceitação e acolhimento dos nossos equívocos, além de não valorizar os momentos bons que vivemos em nossas vidas.
A partir do momento em que percebemos que o tempo é o nosso guia no processo de evolução comportamental, começamos a ser menos negativos e carrascos conosco, dando a condição de viver, errar, acertar e ter a consciência de que nossa existência segue esse ciclo.
Exercitar a empatia e o acolhimento interno é necessário e contribui bastante para o entendimento das situações que merecem ser bem cuidadas.
A chave deste processo está em compreender suas deficiências e valorizar suas conquistas.
Kyra Oliveira
Expressa exatamente como me sinto em relação a mim mesma.
Infelizmente superar esse sentimento não parece algo que eu consiga alcançar. Fico pensando e me recriminando e no fim me sinto culpada e não superei nada. Ja fiz terapia com vários psicólogos mas chega a um ponto deles falarem “você tem que se amar”, ou “você tem que superar”… como se eu não quisesse… mas simplesmente não consigo. Pelo menos não o tempo todo.
Obrigada pelo seu texto.
lima