fbpx

Autodepreciação

“Eu não consigo me acolher” é uma frase que poderia muito bem ter sido dita por uma pessoa com pensamentos e sentimentos autodepreciativos.

A autodepreciação é uma avaliação negativa de si mesmo. Acontece quando damos mais ênfase aos defeitos e desvalorizamos capacidades e conquistas.

Pessoas que praticam a autodepreciação possuem uma grande dificuldade de perceber valor em sua vida e legitimar pequenos momentos de alegria.

Como lidar com a autodepreciação?

  • Entregue-se aos momentos positivos com intensidade emocional, psíquica e física
  • Acolha os seus erros e cuide para que não se repitam
  • Busque o autoconhecimento fazendo terapia
  • Perceba o real valor de suas conquistas
  • Não se prenda a falsa ideia de perfeição
  • Valorize seus sentimentos, sejam alegres ou tristes.

 

Muitas vezes nós seres humanos somos críticos demais para com as nossas ações e comportamentos. Assim, assumimos uma posição de não aceitação e acolhimento dos nossos equívocos, além de não valorizar os momentos bons que vivemos em nossas vidas.

A partir do momento em que percebemos que o tempo é o nosso guia no processo de evolução comportamental, começamos a ser menos negativos e carrascos conosco, dando a condição de viver, errar, acertar e ter a consciência de que nossa existência segue esse ciclo.

Exercitar a empatia e o acolhimento interno é necessário e contribui bastante para o entendimento das situações que merecem ser bem cuidadas. A chave deste processo está em compreender suas deficiências e valorizar suas conquistas.

129
0
d43e8361-f4da-4a03-bee7-ef55a6bca9b5
maio 13, 2020
👨‍🦱 Homem
🫶 Solteiro
4

Converse em tempo real

Login

Desabafe no Site

Cadastre-se

Crie uma conta no Sunas

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp