fbpx

Compras

Sou aposentado e começo a ficar ansioso dias antes da chegada do dia do pagamento.
saio me endividando e fazendo compras sem parar até não sobrar nada do salário.
Esta compulsão me acompanha a vida inteira.
o quem os profissionais têm a me dizer sobre isso?

23
5
0
placeholder
agosto 11, 2020
masculino
1

  • Lavinia

    Olá, não sei se esse pode ser o seu caso, mas eu tenho um transtorno chamado oniomania que é comprar compulsivamente. Eu faço isso quando estou triste, ansiosa, brava, feliz e por ai vai. Isso funciona como uma válvula de escape pra mim, procura uma psicologa e tenta entender o que está por trás disso.

  • Matheus

    OI Tekinho, vou dar uma dica do que você poderia fazer antes de comprar as coisas. Pense se o que vai comprar é realmente essencial, se você precisa mesmo daquilo ou o quão útil a coisa vai ser, assim você reconsidera se precisa mesmo comprar ou não.

  • Ma12

    Oi Tekinho, não sou profissional, mas vou tentar ajudar! Tekinho, o primeiro passo você já deu, que é reconhecer que você é compulsivo por fazer compras! Agora vc precisa ter estratégias para driblar essa compulsão e identificar que sensação é essa que te dá.. É vontade de se sentir poderoso, comprando tudo? Se for isso, quais outras maneiras você pode se sentir poderoso também que não seja torrar todo seu dinheiro.. Gastar assim sem medida trás vários problemas pra vc.. Vc não merece continuar fazendo isso.. Seja bom com vc e não se coloque mais em situações que te trazem problemas e sofrimentos! Fique bem, abraços..

  • Monalyza Pereira Maciel De Carvalho

    Olá Tekinho! Geralmente em alguns quadros de ansiedade, esse tipo de comportamento traz a sensação inicial de prazer, e em seguida de arrependimento, causando sofrimento psíquico, nesses casos é importante reconhecer os sintomas, e buscar alternativas para aprender a se controlar diante das situações.

    • Lavinia

      Olá, seu comentário diz muito sobre a oniomania, um tipo de transtorno em que você compra por prazer e depois vem o arrependimento e a tristeza. Isso é uma válvula de escape para algum problema tipo anciedade, infelizmemte muitas pessoas acham que é frescura mas não é. É preciso tratamento e ajuda dos familiares e amigos para conseguir lidar com esse transtorno, existe também grupos de auto ajuda os endividados anônimos.

Converse em tempo real

Login

Desabafe no Site

Cadastre-se

Crie uma conta no Sunas

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp