Já sofro de compulsão alimentar hà uns 5 anos, descontando toda a minha ansiedade e incertezas, desconto tudo na comida. Já tive uma fase de dieta bem regrada, antes de tudo isso, mas depois que parei, foi o extremo oposto. Quando fico nervosa ou em qualquer situação desconfortável eu tento sanar a situação com comida, em especial doces, e como até ficar muito cheia, nem sentindo mais direito o sabor do que estou comendo, só pelo ato de comer.
Desabafe no site
Converse em tempo real
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Converse em tempo real
Desabafe no Site
Crie uma conta no Sunas
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Olá, bom dia! Primeiramente, meu conselho é que você procure um Psicólogo que trabalhe na abordagem Cognitivo-Comportamental, esse profissional te ajudará com técnicas bem eficientes para superar essa compulsão. Outra dica é fazer uma lista de atividades que te dão prazer, e incluir nela atividades que você nunca fez e que acha legal fazer. Depois disso, crie uma agenda semanal das atividades e escale elas durante alguns dias da semana e horários, tende cumprir todas elas. Quando você estar triste e deprimido, tende abuscar satisfação e prazer na comida como anestesia da dor emocional. Você precisa expandir a forma de se sentir satisfeito com as atividades cotidianas para deixar a comida como o único objetivo de prazer imediato.
Boa tarde, querida! tudo bem? primeiramente eu te entendo, pois já passei por isso... e quando comecei a dieta, só piorou pq comecei a ficar meio paranoica quando saia da dieta, porque sou muito perfeccionista e sempre quero fazer 100% certo sabe? tenho ansiedade tambem e descontava tudo nos doces tambem. Aprendi com a minha psicologa a quando tiver sentimentos ruins ou até mesmo bons, ou a ansiedade, colocar tudo num papel..... escrever, separar algo para isso e entender o que eu estou sentindo, o porque, e o que posso fazer para isso melhorar. Por exemplo: estou triste. Mas porque estou triste? o que posso fazer para melhor esse momento de tristeza? Algo que me ajudou muito tambem foi buscar outras fontes de prazeres que eu gostava: como exercicio, pintura, conversar com amigas, ajudar outras pessoas... coisas que me preenchiam. Fique atenta se a comida tem sido a sua unica fonte de prazer, voce ja parou para analisar? Quando for comer algum doce, pense: pq estou comendo isso? estou tentando tapar qual sentimento com esse doce? o reconhecimento de seus sentimentos e saber que pode muda-los é muito importante nesse momento. Posso dizer que melhorei muito!! hoje como doce sim, mas com equilibrio e nao por descontar.... pense com carinho no meu relato. A unica que pode mudar a sua vida e sua alimentacao é vc!!!!!
Dicas de ouro! Parar e pensar um pouco é muito bom mesmo! Obrigada pelo Conselho, foi muito válido :)
Oi, Oi! Isso acontece com muita gente.. No meu caso é o contrário, quando estou muito nervosa meu estômago fecha e não consigo engolir nem uma migalha. Nosso corpo responde ao que passa na nossa mente.. Eu sei que a vontade é muito grande e parece incontrolável, mas tem controle sim! Sugiro que vc comece a identificar seus pensamentos e se policiar.. Por exemplo, quando a compulsão começar a vir, saia para dar uma volta, mude seu foco, coloque sua concentração em outra atividade.. Vc tem o controle da sua mente e do seu corpo, não esqueça disso! Tudo que você colocar na sua cabeça você vai conseguir fazer se tiver força de vontade. Boa sorte <3
Muito obrigada pelas palavras! De verdade! Vou tirar um tempo para pensar nos atos ao invés de deixa-los tomarem conta de mim