Percebo que uns defeitos e que desde criança sou muito bocuda,apesar de saber que me faz mal, eu não consigo mudar! Falo sem pensar, debato, respondo e isso me faz mal,traz consequências que as vezes eu não consigo lidar ! Vejo esse jeito como uma defesa automática, mas que me prejudica muito! Não sei o que fazer! Ja passei por terapia durante anos e não muda.
Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Eu era muito impulsiva. Falava verdades ou dava respostas sempre afiadas. E claro, colhia as consequências negativas dessa atitude. Então, me propus a nunca responder de pronto qualquer pergunta ou provocação. Comecei a contar até 10 literalmente. Mesmo a resposta estando na ponta da língua, eu não respondia e contava. Até que aprendi a respirar e pensar antes de responder. Hoje sou calma, tenho uma paciência de Jó e nem respondo mais às provocações, só sorrio e saio de perto. O auto controle é um aprendizado, e como todo aprendizado, leva um tempo, mas aos poucos vamos melhorando até que chega o total auto domínio. Seus terapeutas foram fracos! Podiam já ter te passado vários exercícios para fazer em casa que ajudariam nesse aprendizado. Se puder, leia o livro Eu Esto OK, Você Está OK. é muito interessante.
Olá Kika_nova! Se ser bocuda é algo que faz parte de você, suprimir isso não ajudará mesmo. O que seria importante é entender qual seria a melhor forma de conseguir se expressar sem ser prejudicial a você e aos demais. Talvez você possa procurar sobre Comunicação Não Violenta. Você não precisa deixar de ser bocuda, mas talvez possa fazer adaptações que te ajudar a expressar melhor o que pensa. Espero ter ajudado!
Olá, Kika_nova. Tente procurar outro terapeuta ou outro tipo de terapia. Até a meditação pode te ajudar. É uma questão de treino também. Quando você se colocar em uma posição dessa, tente respirar antes e depois falar. Faça isso sempre, vá treinando que em um momento você deixará o impulso de lado. Abraços e que dê tudo certo!
Kika, tbm sou bocuda. Não era, mas me tornei. E também me arrependo muito qndo acabo falando coisas que magoam os outros, para me defender, defender meu posicionamento e meu ego. Eu ñ sei como resolver, mas acredito que com maior empatia, compaixão, confiança nas minhas crenças, não sentirei mais necessidade de provar meu ponto incansávelmente. E não tentarei mais mudar a força o que a outra pessoa pensa ou acredita... Mas eu ainda ñ cheguei lá, estou tentando, apanhando e tentando melhorar... Força para você.