fbpx

Dificuldade em entender os sentimentos

Desde que descobri a depressão percebi que tenho convivido com ela minha vida toda, só não havia “rotulado” esse sentimento (se é que se pode dizer assim).
Passo por momentos de grande euforia, querendo conquistar mundo, viver intensamente dentro da minha realidade. Mas, sem aviso, tudo fica preto e branco novamente.
Tenho visto muitas pessoas a minha volta tirar a própria vida, sem forças para continuar lutando com essa angustia, e isso me faz pensar e assusta também. Como oferecer ajuda a alguém que está passando por esse momento de desespero? e, no meu caso, como pedir ajuda?
Vejo, inclusive aqui nesse espaço, pessoas oferecendo apoio, mas como aceitar esse apoio?
As poucas pessoas que percebem, até tentam se aproximar mas, como impulso, acabo afastando essas pessoas.
Enfim, será que algum dia sentirei uma felicidade real? Será que essa tristeza que me acompanha mesmo nos momentos felizes, deixará de existir?

14
3
0
placeholder
agosto 30, 2021
feminino
1

  • Luana Piekoski

    As vezes, algumas pessoas se acostumam a sofrer e não conseguem se ver felizes. Porque a tristeza é mais conhecida, mas próxima, que a alegria e a felicidade. Você deve se fazer muitas perguntas para tentar descobrir suas motivações para afastar pessoas e permanecer triste e deprimida. Eric Berne diz que uma criança não vive sem carícias, sejam positivas, sejam negativas. E quando uma pessoa recebe muitas carícias negativas (maus tratos, indiferença), acostuma-se e as prefere. Re-conheça quem é você e do que gosta, o que traz mais prazer a você. Será interessante buscar ajuda terapeutica!

  • Psicóloga Suelen Maas

    Olá Kyra! Espero que esteja se cuidando e compreendendo melhor a lidar com a depressão! Você traz sobre não conseguir aceitar ajuda, seria interessante se questionar o por quê não tem aceitado ajuda, o que te faz afastar as pessoas? Espero ter ajudado.

  • gigimandarino

    Eu te entendo perfeitamente. Lido com depressão e ansiedade desde que eu tinha 11 anos e é muito complicado, mas eu confio em você e tenho certeza que você vai ser muito feliz. Eu recomendo procurar uma psicóloga ou psicanalista pra te ajudar, no começo vai ser difícil, mas vai te ajudar demais. Se precisar desabafar mais, estarei aqui.

Converse em tempo real

Login

Desabafe no Site

Cadastre-se

Crie uma conta no Sunas

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp