fbpx

Enem, traição, insegurança.

Bom, o gabarito do Enem saiu, e eu fiquei extremamente triste em saber que tive desempenhos péssimos e muito fora do meu esperado logo nas provas com os maiores pesos da faculdade que quero.
Fico muito triste mesmo, eu não poderia exprimir isso em um texto e palavras simples como aqui, então conto com a sua empatia e imaginação para alcançar proximidade com o drama.
Uma coisa que agrava tudo isso é pensar que em casa meus resultados eram tão diferentes, a sensação que tenho é de que dois dias de provas conseguiram anular anos e anos de estudo.
É muito doloroso perceber que eu tinha os conteúdos e a capacidade para ir bem melhor, definitivamente não foi falta de estudar matéria, de tentar em casa…
Sinto também que é como se as reprovações passadas estivessem se repetindo de maneira muito parecida, a sensação de reprovação é péssima e amarga, mas dessa vez veio ainda mais pesada e desesperadora, afinal, não é uma segunda tentativa, é uma terceira. Por que eu não pensaria que isso vai acontecer de novo? Eu estou em um ciclo de derrota? O que eu posso fazer?

Não posso fugir também de como isso se relaciona às minhas inseguranças com o meu namorado. Tudo relacionado a isso surgiu de uma forma muito pesada durante os meses de setembro e outubro de 2021. Ele que era a minha base de confiança e diferença me decepcionou tanto (me traiu, a pesar de não terem ocorrido ações físicas) eu acho que são coisas que ele nunca vai sentir e entender de verdade.
Eu nunca me senti tão injustiçada na minha vida inteira, geralmente eu poderia dizer que os problemas têm um quê de culpa minha, mas dessas duas vezes eu senti a vida tão injusta comigo.
A sensação de pegar folhas e papéis antigos, ver fotos, e pensar que os sentimentos que aquelas coisas te causam só existem pra você é péssima. É uma ferida muito rude e silenciosa, é o tipo de coisa que não tem como ser compartilhada de maneira fidedigna a um terceiro.
A sensação de ver um filme para tentar ocupar a mente, e do nada você perceber que está colocando o problema que está acontecendo nos contextos das cenas é ridiculamente deprimente. Até agora tudo isso às vezes vem me atormentar, como tem voltado agora após o gatilho do Enem e a possibilidade de continuar estudando sozinha, já que estudamos juntos e ele foi super bem no Enem. Sozinha…

Eu odeio pensar que sou alguém que preciso de outro para me salvar, eu odeio pensar que e quero enviar esse texto para alguém mas não tenho essa coragem inteira. Eu queria poder ser mais independente emocional, mais segura, mais forte, abandonar toda super preocupação.

Eu juro que não cobro de ninguém que me entenda além do que poderia, até porque nossos universos mentais são quase sagrados de tão distantes. Mas eu realmente espero que alguma situação, algum abraço, uma palavra, alguma coisa possa de verdade conseguir tocar o meu coração e me remediar disso tudo. Na minha mente é errado eu querer esperar a solução de outra pessoa nessa dimensão, mas tente perceber que eu realmente não sei me curar sozinha acerca de todas essas coisas com tanta facilidade e clareza.

Eu não vou mais fugir das coisas que eu sinto, das coisas que eu quero fazer, do que eu sinto falta. Poxa, essa é minha vida, meu tempo, os meus anos e a minha oportunidade de existir estando em paz com a existência de mim mesma e das coisas que me afetam.
O que me passa pela cabeça é que estou doente, eu preciso de um respirar, de uma solução, e depois de uma profilaxia. Eu queria poder chorar pra alguém, queria poder ser vista por alguém.

7
3
placeholder
dezembro 4, 2021
feminino
1

  • dezembro 7, 2021
    afrodite.eu

    Oi, tudo bem? Começando pelo ENEM, não se precipite em achar que foi mal. O ENEM tem um sistema chamado TRI o qual a nota não é dada diretamente pela quantidade de acertos. Alguém pode ter acertado mais questões que você, mas se você acertou as questões fáceis e a pessoa as difíceis só, a sua nota será maior. Por isso não acho saudável conferir o gabarito. E outra coisa, não duvide da sua capacidade de aprendizado. Infelizmente no Brasil não tem vagas nas faculdades para todos os alunos então eles fazem uma prova para cansar mesmo os alunos. Não se sinta mal por isso e não desista do curso que você deseja, mesmo se te falarem que é dificil. Tente até você falar pra você mesma "eu consegui". Quanto ao relacionamento eu sinto muito por ele, a vida dele deve estar tão ruim que ele procura fazer isso para se sentir melhor. Foca nos seus estudos e pensamento positivo. Vai dar certo. Espero ter ajudado!

  • dezembro 6, 2021
    Teixas

    É normal o que sente, todos nós, por vezes naqueles momentos mais difíceis, sentimos falta daquele carinho, do abraço, da retaguarda de alguém que nos ama e está lá para nós. Força para enfrentar este momento difícil e tente ocupar o tempo livre a fazer pequenas coisas que gosta, mesmo que não tenha muita vontade. Mas não se deixe parar. Espero ter ajudado.

  • dezembro 4, 2021
    Arte

    Realmente é difícil entrar na faculdade, estive na mesma situação, fiquei mais de 3 anos tentando, até que um dia consegui. Se tivesse desistido, não sei se estaria fazendo faculdade hoje. Às vezes, é frustrante e cansativo, mas não desista do seu sonho, tenha esperança, algum dia vai chegar a sua vez. Espero que dê tudo certo para você.

Entrar no Sunas

Acesse sua conta para desabafar

Criar uma conta

Cadastre-se para desabafar

Entrar no WhatsApp

Desabafe no grupo do WhatsApp

Entrar no Discord

Desabafe no servidor do Discord

Entrar no Sunas

Entre na sua conta para publicar

Criar uma conta

Cadastre-se para publicar