Tenho 21 anos , moro com meu companheiro e tenho relacionamento estável com ele há mais de um ano. A filha mais nova de 15 anos, vem algumas vezes aqui para ficar com o pai, e antigamente, ele me mandava esconder minhas coisas; desviar das filhas ; evitar contatos em redes sociais; deixar de interagir com ele em redes sociais; ficar em outro cômodo , pois não podiam saber de mim. Inicialmente, concordei sem questionar, mas, com pandemia , a filha veio com menos frequência. Eu incentivo muito ele se esforçar para se encontrar com a filha, eu incentivo ao bom relacionamento para ambos.
Eu coloquei meu perfil do instagram privado , pois era uma decisão minha de preservar minha identidade e paz. Antes, como eu tinha problemas de autoestima, queria postar fotos lindas e perfeitas. Hoje, sem a necessidade gritante de me adequar aos padrões do mundo ou de me sentir mais bonita, terminou , quando percebi o quanto o instagram é nocivo , se eu for usar desse jeito. Amo fotografar, coloco efeitos , melhoro a luz, mas tento não ficar perturbada para ter pele tal, barriga tal , etc.
Eu não concordei com o fato dele me ocultar, me sentia uma criminosa, uma amante com homem casado , uma destruidora de lares ou um estorvo. Conversei com ele sobre a questão de não ser transparente comigo, sobre questões financeiras. Isso, ele concordou e passou a me falar mais dos gastos dele e nosso. Ele sabe bem que meus gastos são : faculdade e natação. Mais o intercambio que tenho que reservar grana , junto da reserva financeira , lazer , etc.
Cada vez mais eu me sentia mal por compactuar com essa bobeira. Ele disse, desde o início que elas não iriam aceitar facilmente. Eu disse para ele, que ele mesmo precisava contar e, que quanto mais ele adia isso , pior fica para ele mesmo. Pois ele corre o risco de ser descoberto.
Fiquei um bom tempo esperando uma atitude dele, escrevi uma carta para ele falando de todos os meus sentimentos e que eu não ia ficar competindo por espaço na vida dele. Que eu deveria ser tão amada quanto as filhas dele. Exigi que ele me escutasse, me valorizasse, me assumisse como sua companheira. Eu disse também, que estou me esforçando, não me escondo de ninguém e devo satisfação á ninguém. Quem tive preconceito com a diferença de idade, foda-se. Eu realmente não nasci para agradar as pessoas.
Sobre ele me esconder: -Além de ser estúpido, é perigoso! Quando acontece uma tragédia conosco ou qualquer coisa, quem será avisado , não é seu colega de escola , a prioridade é que a família saiba. -Imagina descobrir um relacionamento oculto junto de uma tragédia de brinde? Outra coisa, no momento que entrei na vida dele , independente de eu ser aceita ou não , tenho que ser respeitada e tratada como alguém que agora faz parte da vida dele e vice-versa. Não sou um objeto de descarte só por ser namorada ou esposa. Tenho o seguinte pensamento: Se você ama sua família , você tem capacidade de amar quem não é , e até tratar como um membro da família. Pois o amor é abundante, não se limita á classes e a linhagem sanguínea.
Na carta que enviei para ele, eu disse : "Eu tenho que te respeitar , assim como você tem que me respeitar . -Você acha agradável ter escondido minhas coisas todas as vezes que a sua filha vem? -Você acha que é agradável me esconder em outro cômodo para sua filha mais velha não escutar minha voz? -Você acha legal eu mentir e até desviar de uma das suas filhas para evitar falar com elas ou elas me verem? -Você acha agradável eu me excluir e aceitar que você vai ficar me enrolando e nunca vai resolver de fato essa situação ? E você NÃO me dá nenhuma palavra forte e muito menos me dá uma atitude que demonstre que você se importa comigo. Nós, somos muito parceiros , e nos amamos mutuamente. Porém , você está me forçando a engolir as coisas que me incomodam, e tenho certeza que se eu surtasse, eu teria muita razão."
Mais um trecho da carta: "Nunca concordei totalmente em me esconder de ninguém, até que percebi que se depender de você e vou viver sendo sua namorada/esposa secreta. Aquela que aceita ser tratada desse jeito .Talvez , eu não mereça um relacionamento em que o cara tenha coragem de enfrentar até seus piores medos para ficar comigo. Talvez , eu não valha tanto assim. Percebo que eu tenho que competir com suas filhas , e percebo que elas são muito mais importantes que eu. E se eu ficar mais um pouco nesse relacionamento, eu vou sofrer mais e mais. "
Mais um trecho:"-Se você me ama mesmo , por quê estou sendo escondida? -O que você me esconde?
Tento ao máximo ser cuidadosa , amorosa , validar seus sentimentos , respeitar seus momentos, compreender você e muito mais. Porém , observo que não é recíproco.
Você diz que esse assunto é bobeira -E eu tenho que me esconder de uma bobeira? Tenho que me mudar para outro cômodo por uma bobeira? Tenho que evitar falar um 'oi' por uma bobeira?
Se é tão frívolo, eu faço questão de digitar o número delas ou enviar mensagem para elas falando um “oi” nesse exato momento. E faço questão de me apresentar como sua esposa. -É isso que você quer?
Sua falta de atitude , é uma atitude , de que você pouco se importa se eu estou me sentindo um lixo ou não. É vergonhoso demais tomar atitude por você, é vergonhoso demais me esconder.
Não vou me anular ou aceitar tudo calado. O mais interessante é que você fomentou que sou livre , que sou amada e fomentou esse circo todo. Da mesma forma que você exige de mim fidelidade, amor , respeito , eu exijo o mesmo."
Mais um trecho: "Não quero ficar no pódio de quem é mais relevante na sua vida. Quero ser valorizada , respeitada e tão amada quanto às suas filhas . Não sou a segunda opção , não sou qualquer coisa que você encontra por aí e tem que ser submissa a tudo , não sou descartável!
Pelo menos seja sincero comigo e me diga que as suas filhas são superiores a mim e que eu não tenho espaço para sua vida. Vou te respeitar e você vai ficar sozinho.
Penúltimo trecho :Caso ainda tenha algum sentimento de amor por esse relacionamento e por tudo que construímos juntos , você terá que dizer isso aqui:
Vou ser mais transparente com você . Não por eu me sentir obrigado a isso , e sim porque eu percebi que você faz parte da minha vida , logo , tudo o que acontece comigo , também vai acontecer com você. Não vou ocultar informações relevantes que afetam a nós dois.
Tenho a noção que relacionamento é a dois e não um só , logo , se minha parceira não gosta de ser escondida , por exemplo , eu devo respeitar e tomar medidas cabíveis.
Eu aceito que também erro e que também preciso evoluir, assim como todos que estão nessa vida terrena.
O amor é abundante e pode ser distribuído largamente. Que eu sempre escolha estar em harmonia com minha vida e isso inclui meu relacionamento conjugal.
Que eu pare de desviar dos assuntos importantes e comece a amadurecer com essas oportunidades que o relacionamento me dá."
ÚLTIMO TRECHO, DESSA VEZ É UM COMENTÁRIO DE FACEBOOK (ESSE GRUPOS QUE PODEMOS DESABAFAR) : "“Isso traz muitas complicações. Um pai que não se impõe aos filhos ou usa esse argumento (medo de comentários inconvenientes) para fazer uma muleta e não assumir suas responsabilidades. Afinal, um relacionamento é uma responsabilidade. -Afinal , ele é o pai ou o filho? -Onde será que esse relacionamento levará você? -Será que um dia você terá voz? -Será vista? -Terá seus direitos como mulher (ser humano) respeitados? -Será que ele conseguirá separar esposa e filhas?
Já vivi isso, e te garanto , não deu certo. Comigo sempre foi o filho e eu ficava diminuída… Hoje não faria o que fiz. Pense bem . Analise...Ele já te mostrou como será. Basta você querer enxergar. Como falei: se ame . Boa sorte e boas reflexões.”
Foi como eu me sentia, obrigada a viver um relacionamento em que devo me submeter ao ridículo para agradar ele e elas , pois a poupariam de surtar ao saberem que existo. Eu me sentia anulada dentro da casa que moro e dentro do meu relacionamento.
Hoje, mudou tudo: As filhas já sabem do namoro dele , e as previsões de surtos e revoltas estavam precisas e corretas! Elas descobriram através de redes sociais.
Eu impulsionei isso!
Como eu, há muito tempo discordava de me esconder, deixei de esconder minhas coisas, comecei a exercer minha liberdade nas redes sociais. Eu não ia me esconder para agradar alguém , pois , mesmo me escondendo, tinha o risco de ser descoberto de qualquer jeito. E eu avisei: Fala para essas meninas logo , pela sua boca. Ele fomentou tanto esse circo, que isso foi contra ele mesmo!
E como eu ajudei nisso? Eu estava com muita raiava na época, eu mesma quis me revelar. Foi então que eu tive a seguinte ideia: Coloquei uma foto minha com ele de perfil no instagram, comentei nas fotos dele e até no perfil de comida da mãe da mais nova. Pois sou livre para me expressar da forma que eu quiser, ele não iria tirar isso de mim. Comentava nada demais, só elogios , tudo com respeito.
A filha mais nova soube, através de algum comentário que fiz, ligou para mais velha que está em outro país e revelou a bomba.
A mais velha não recebeu com afabilidade a "bomba". Chorou, tirou conclusões precipitadas de mim por eu ser mais nova que ela; falou que precisou fazer terapia por causa dos relacionamentos do pai, etc...
Eu falei logo: -Que exagero! Parece até que arrancaram algo dela... Mas cada um é cada um. Não sei quais são os traumas dela , mas sei também que independente da reação dela, exigi do meu marido , que ele desse um basta, caso tivesse baixaria.
A mais nova, não está falando com ele, eu falei que o encontro deles é inevitável. Pois ele sustenta ela e é o pai dela.
Eu disse para ele: " Eu te avisei! Quanto mais você adiava, pior ficava. Não tem como esconder uma esposa das suas filhas. Um objeto, você esconde, um ser humano não".
Lembrando, que independente de ele contar ou não. As reações não seriam tão diferentes. Apenas ele teria um controle melhor se ele mesmo contasse. Ele disse para a filha mais velha , que já planejava contar.
Por fim, para consolar ele , não é a primeira vez que eu digo: " Elas terão que aceitar de um jeito ou de outro, ninguém tem controle na vida de ninguém". "Aceitando ou não ,devo ser respeitada, não quero ofensas, insultos e comentários de ódio". " Ele comete crime nenhum por ter o relacionamento que quiser, e como quiser , o relacionamento do pai não é assunto dos filhos e de ninguém, apenas dele. Não vai adiantar surtar, pois o pai vai continuar vivendo a vida dele , e essas reações abrem margem para ele se ocultar muito mais, com medo de reações violentas e exacerbadas". "Eu te avisei! Se esconder têm suas consequências!" " Estou aqui para te apoiar, para te acolher , não peço endeusamento , peço respeito . Não sou merecedora de menos. Se suas filhas são respeitadas , me trate tão bem quanto."
Não gosto de distinção de quem merece o privilégio do respeito.
A mais velha pediu solicitação no instagram. Não aceitei. Pois , se ela surtasse para mim , falasse um monte de merda, eu iria mandá-la se fuder com todas as letras! Não sou o pai dela para aguentar as revoltas emocionais dela e muito menos o desgosto dela de ter um pais namorando alguém mais jovem. Eu quem devo escolher com quem eu devo ficar. Sou maior de idade, igual o pai. Não precisamos de uma mulher decidindo com quem devemos ficar. Pode se descabelar a vontade , só não venha importunar minha paz.
Existe isso aqui: Pai é pai ; esposa é esposa... Muita diferença.
Só queria desabafar mesmo.
7 comentários em “Família”