Eu fico fazendo de tudo pra agradar minha mãe pq ela já tem 65 anos, vivo em função dela, minha esposa reclama que tudo eu quero incluir minha mãe e irmã e que tenho que cortar o cordão umbilical. Eu as vezes quero deixar minha mãe e irmã de lado, pq acabo somatizando os problemas delas pra mim.
Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.
Olá, entendo o que você está passando pois vivenciei a mesma situação na minha vida. Consegui resolver essa situação entendo que construí uma nova família e desta forma minha mãe e irmã não deixam de serem importante na minha vida, tiro isso como um aprendizado. Então o conselho que lhe passo é que tudo na vida é uma fase e precisamos aprender e enxergar, e assim resolvermos na melhor maneira. Te desejo boa sorte e tudo de bom, cultive o amor próprio sempre.
Bom dia Poliana, Que tal você fazer uma reflexão assim: Você vai se "colocar emocionalmente" no lugar da sua esposa. Por exemplo se ela fizesse da mesma forma que você faz com a mãe dela e a irmã. Como você iria se sentir? Quais sentimento e emoções você estaria vivendo, passando pela sua mente e seu coração. Entendo perfeitamente hoje em dia que o fundamental em qualquer relacionamento (família, trabalho...) é o equilíbrio emocional, e ser bom para você e para quem está ao seu redor. Claro que não vamos agradar a todos ou a todas as situações, porém você pode fazer a sua parte dar atenção carinho.... a sua mãe e sua irmã, sem envolve-las 24 horas no seu relacionamento. Dessa forma você irá fortalecer o seu relacionamento e trilha junto com sua esposa a vida de vocês dois. Torço para que possam viver em harmonia.
Olá! Não acho que eu possa ajudar muito. Talvez procurar uma terapeuta para contar tudo, com detalhes e fazer um acompanhamento te ajudasse. De qualquer forma, é sua mãe, é sua irmã, se você sente que quer estar junto, esteja. Amar a mãe e querê-la perto não é um defeito, é louvável. Talvez conversar com sua esposa e dizer como se sente, porque quer tê-las por perto. Claro que alguns limites são importantes, você também precisa de um tempo para sua esposa e tal. Acredito que seja questão de ajustar a rotina e a dinâmica de vocês. Pense em como se sente, no que quer fazer, em como quer fazer, depois converse com sua esposa e por fim fale com sua mãe e irmã em como você pretende fazer as coisas e porquê. Te desejo sorte!