Oi, espero que vc esteja bem. Bom, eu vim pra cá pra finalmente colocar pra fora tudo que eu tô sentindo a muito tempo e nunca contei pra ninguém. Eu tenho 16 anos e sempre fui considerada a “menina esquisita” da sala, que não tem amigos, tira notas ruins, não presta atenção e é zoada pelos outros. A verdade é que eu tenho TDAH e Dislexia em níveis bem altos e só descobri isso aos meus 12 anos, o que dificulta muito a situação, principalmente por que eu estudo em um dos colégios mais rigorosos e tradicionais do estado. Minha mãe queria me tirar da escola quando entrasse no ensino médio, mas eu implorei pra ficar, porque essa escola se tornou a minha casa e o meu Porto Seguro. Lá para os meus 12 anos, eu decidi que iria recomeçar, iria fazer de tudo para me encaixar e tirar esse título de “esquisita” que colocaram em mim, é assim fiz. Mas acho que estou começando a falhar, muitos dos meus amigos saíram da escola, não tenho mais nenhum amigo na minha turma, sempre acabo sozinha nos trabalhos em grupo e nunca falo com ninguém. Meus melhores amigos se afastaram de mim, criaram um grupo só com eles, começaram a sair sem mim, passar os intervalos sem mim e eu percebi que se eu sumisse eles não perceberiam ou só não ligariam, claro, tenho os meus “amigos”, mas ninguém realmente próximo que converse comigo fora da escola ou que me chame pra sair. Tenho alguns amigos que fiz em modelos diplomáticos (simulações escolares onde simulamos uma reunião diplomática da ONU) e falo muito com eles pelo telefone, mas moramos muito longe e eles também tem seus grupos de amigos. As minhas notas também estão caindo muito é isso tá me deixando muito mal, penso que não sou capaz de estudar nessa escola, que vou decepcionar todos os professores que colocam fé em mim e que não vou conseguir entrar em uma faculdade boa, nem ter um emprego bom e até mesmo não conseguir me encaixar em lugar nenhum e nunca descobrir o que quero da vida e qual é o meu propósito. Eu tenho muitos problemas de bloqueio emocional, sempre guardo tudo pra mim mesma, penso que se eu desabafar, vou estar incomodando as pessoas, deixando elas desconfortáveis, ignorando que elas também tem problemas e eu tivesse sendo arrogante e me colocando como centro do mundo.
Ainda tem algumas coisas que eu queria botar pra fora, como problemas familiares, insegurança com aparência, TOC e entre outros, mas não quero ocupar o tempo de quem está lendo e sei que esse texto já está muito grande (me desculpa se te obriguei a ler muita coisa) e sei que ninguém é obrigado a ter que me aturar falando dos meus problemas quando tem gente passando por coisa muito pior que eu. Mas muito obrigada por ter lido até aqui, desculpa pelo textão e tenha um bom dia/tarde/noite :)
Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Olá querida, como estais? Espero que bem. Então, estive lendo seu desabafo, e acho muito útil podermos botar para fora aquilo que de uma certa forma está preso. Mas, gostaria de te falar uma coisa, seu déficit TDAH não é desculpa para não estudar e se dedicar ao seu futuro, conheço pessoas que tem diversos problemas de saúde mental, que mesmo achando difícil ainda tentam levar uma vida normal, então querida, busque ajuda, existe tratamentos gratuitos, profissionais que atendem pelo SUS, e isso vai te abrir um leque gigante para se entender melhor. E outra coisa que reparei foi seu senso de culpa, mude isso sobre você, pq nenhum ser humano é visto como peso, pelo contrário somos úteis para algo. É competência sua descobri ok? Sonhe alto querida, viva sua vida de forma justa e digna de orgulho, e ajude outras pessoas a passarem pelo mesmo problema que o seu, isso sim é viver lindamente. Um beijo grande e muita luz!