placeholder

Ganhei uma vaga em um curso

Recentemente, o governo do meu estado abriu vagas para cursos técnicos gratuitos em uma escola muito renomada não só na minha cidade, como em todo o estado. Como eu estou sempre procurando por cursos gratuitos na internet, apareceu um stories do Instagram anunciando as vagas. Eu fiquei acompanhando até eles liberarem as inscrições, e quando o dia chegou eu fiz a minha; Visando continuar ajudando meu pai nos negócios dele, optei por fazer a noite, assim eu conseguiria trabalhar e estudar. O resultado saiu hoje e eu passei pro curso que eu queria, fiquei muito feliz porque além do curso, eles dariam também vale transporte e vale alimentação. Eu já tinha conversado com meu pai sobre tudo isso, mas quando contei que passei e que iria estudar a noite, ele reagiu de forma negativa dizendo que eu não iria deixar eu fazer o curso. Estou muito mal, coloquei todas as minhas esperanças nesse curso, estava contando com isso para melhorar meu currículo e ter um estudo melhor. Não me garanto no Enem, uma vez que passei o ensino médio todo estudando de forma remota e não consegui aprender muito. Agora me vejo sem perpesctiva profissional e o meu pai ainda está zombando de mim.

Desculpe o texto enorme, só queria desabafar.

51
4

  • outubro 14, 2021
    LucyMartins

    Olá! Parabéns por ter conseguido o curso, queira ou não é uma vitória. Sinceramente eu acho que só o diálogo franco e aberto com seu pai pode resolver. Você poderia começar explicando que acha que não conseguiria passar em outro curso, que esse tem a facilidade do VT e VA, que você optou pelo período noturno justamente para continuar ajudando seu pai. Você poderia também dizer o quanto o curso é importante para o seu futuro, para melhorar o currículo ou mesmo para motivá-lo a seguir os estudos. Esses cursos também, muitas vezes, dão a oportunidade de estágio ou contatos com professores e alunos que podem te ajudar no futuro. Eu acredito que se você abrir seu coração e falar com seu pai expondo todos os pontos ele irá entender e ter orgulho de você e da sua escolha. Se ele se mantiver reticente você ainda pode pedir para outra pessoa da família, uma avó ou um tio, para te ajudarem. Desejo de todo coração que essa situação se resolva para você da melhor forma possível. Boa sorte!

  • setembro 11, 2021
    Iaia

    ShovelBuddies, comecei a ler seu texto e um grande sorriso surgiu em meu rosto, senti muita admiração por sua iniciativa, independente do que aconteça, não perca essa sua essência, você vai longe. Sinto muito por seu pai não ter compreendido esta oportunidade como você entendeu. Para mim é difícil sugerir algo sem conhecer os motivos de seu pai. Muitas coisas podem passar pela cabeça dele, aqui tem apenas um recorte de sua história, e mesmo que ela estivesse inteira, ainda assim corro o risco de pensar diferente dele. Mas vamos lá... Estou entendendo que isso significa muito para você e que não tem quem possa te ajudar, então, interceda por você mesmo com a mesma determinação que teve para conseguir o curso. Converse novamente com ele, tente entender qual o medo que ele tem e peça para ele encontrar uma saída junto contigo. Ele precisa saber que realmente isso é importante e que quando ele zomba de você te causa muita tristeza. Se você achar que não dá para conversar com ele, escreva uma carta colocando tudo que você sente, inclusive, que sente que não está sendo apoiado por ele, coloque nesta carta tudo que está sentindo, seja sincero, talvez ele não esteja percebendo o quanto isso significa para você. Se mesmo assim ele não concordar, veja se é possível fazer o curso em outro horário, vá a esta escola converse com eles, tente. Só desista quando não restar possibilidades. Se ainda assim não conseguir, você tem todo o direito de ficar triste, mas tenha paciência, se dê um tempo, depois busque outras oportunidades, elas só pararão de aparecer se você deixar de buscar. Estou torcendo que vocês encontrem a melhor solução, mesmo que ela não pareça ser a melhor no momento.

  • setembro 10, 2021
    Amoreira

    Olá, que bom que você tem força de vontade de mudar de vida e dar um passo adiante. Infelizmente por questões de criação, cultura tem algumas pessoas, que não compreendem algo que é diferente da sua realidade. Mas imagino que você queira estudar e atrair melhores chances em seu caminho. Então não desista fácil. Veja alguém que o seu pai escute com respeito e converse com essa pessoa e veja se ela pode dar uma força e convencer o seu pai. Espero que tudo se resolva. E não desista de estudar. Difícil até de entender um pai proibindo.

    • setembro 11, 2021
      ShovelBuddies

      Será mesmo, Amoreira? Já não é a primeira vez que ele me poda desse jeito, quando não é ele é a minha irmã. Ela teve a oportunidade de estudar, fez curso técnico em automação, está fazendo faculdade agora... Meu pai sempre apoiou ela nos estudos, mas já eu... E ele ainda fica minimizando o que estou sentindo, dizendo que estou triste, só porquê ele não me deixou fazer "um curso". Acho que ele quer que eu seja um fracassada na vida. A pouco tempo atrás ele estava procurando emprego, e mesmo sendo estudado não conseguiu um. Como ele pode não me incentivar a estudar, sabendo que a cada dia que passa, eles exigem mais e mais no currículo? Fora que eu QUERO fazer o curso, e quero continuar a ajudar/trabalhar com ele. Estou em um dilema complexo mesmo sabendo que não posso fazer nada; não posso obrigar ele a me deixar fazer o curso. Infelizmente, não tenho alguém que interceda por mim minha mãe já faleceu e não sou próxima dos meus parentes.

Grupo de Apoio

Desabafe online

Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

junte-se a nossa Comunidade

Login