fbpx
placeholder
Baby

Ja não sei o que fazer

Eu não estou bem. Estou com dificuldades e não tenho encontrado paz, estou exausta e já tentei pedir ajuda a amigos, familiares, porém percebo que me tornei a pessoa tóxica que so só deixa todo mundo mal e impotente.
Eu queria muito procurar uma psicóloga ou terapeuta porém, estou sem condições financeiras.
Então obrigada por ouvir meu desabafo.

Eu comecei a trabalhar muito nova, não estudei o suficiente, tive SISU negado, meus pais não me apoiavam a sair da cidade pra tentar uma universidade pública, não tinha grana pra faculdade, e nunca soube o que escolher. quando vi já estava a uns 5/6 anos trabalhando em uma empresa vivendo uma vida medíocre sem pensar no futuro, e quando menos esperava a demissão veio, não consegui me reposicionar no mercado.
Não consegui passar no vestibular, pois já não lembro nem o básico.
Decidi tentar um intercâmbio, sem muita grana, tive sorte de ter uma ajuda de uma amiga da família, fui trabalhar fora, fiquei 1 ano e 8 meses longe de casa e foi uma experiência única, eu estava muito feliz, porém a volta foi muito traumática, eu não queria voltar, mas não consegui renovar meu visto, não pude dizer tchau a amigos empregadores. machuquei pessoas que não queria e me culpo muito.
E ninguém me entende, eu soo como uma ingrata.

Pra ajudar não consigo me reposicionar no mercado de trabalho, estou de volta a 10 meses e não tenho emprego, consigo uns Trampos que me fazem pensar como eu vim parar aqui.
E pra ajudar Covid 19 chegou com tudo e agora eu estou triste, eu choro por qualquer coisa, inconstante, pensando de mais, procrastinando e me julgando,
Eu me sinto mal com tudo, e não sei o que fazer,
Pra ajudar ainda me sinto um lixo por estar assim por que eu sou privilegiada, e ainda assim dou infeliz.
Eu só quero trabalhar, dar a cara a tapa, e dar meu melhor mas não tenho oportunidade.

Não sei o que fazer
O passado me assombra o presente me entristece e o futuro me assusta.
Só não quero mais ser triste, não quero ficar depressiva, eu quero ter paz de espírito, e não sei o que fazer

52
7

  • agosto 4, 2020
    Hellen Karl Guimarães

    Oi Baby, O que exatamente você quer dizer com "privilegiada"? Financeiramente, você quer dizer? Bom, se for isso não é necessariamente uma obrigação sua ter sucesso na vida só porque sua família tem dinheiro.Você precisa parar de carregar o peso do mundo nos ombros porque é isso o que te coloca para baixo e te faz interpretar a sua vida e o que acontece com você como algo injusto ou ruim. Infelizmente a frustração é uma parte muito presente da vida moderna, a pandemia não é só do vírus, mas também dos transtornos causados por causa das más gestões públicas, políticas excludentes e principalmente descaso com a saúde mental dos trabalhadores(as) e estudantes. Quais são seus sonhos? Os mais antigos, aqueles de criança? Os que agora você pode considerar distantes impossíveis? Está tudo de pernas para o ar, o problema não é você. Pode ser, mas na medida em que você encara suas questões com culpa. O passado não tem como você mudar. O futuro irá depender das escolhas que você faz agora. Depois de se sentir derrotada, um novo ciclo começa, e a partir disso você pode estar mais forte e com uma experiência muito rica. Fazer faculdade, se representa realmente algo para você e não para os outros, acredito que não deva desistir. Trabalho, esse com certeza realizamos todos os dias, cuidando de nós mesmos nesse mundo-cão. Você vai conseguir emprego na medida em que se acalmar, refletir e dar um tempo para viver suas angústias trabalhando a questão da culpa e das perdas que foi tendo ao longo da vida. Mas lembre-se: Nada está perdido. Enquanto há vida, há esperança, e você pode apostar que nada fica estagnado, tudo, tudo se transforma. Só podemos remanejar nossa vida para melhor através do auto perdão e dos novos significados que podemos atribuir às experiências duras que somos obrigados a viver.

    • agosto 19, 2020
      Baby

      Oi Hellen, desculpa a demora em responder seu comentário. Me desconectei do uso do celular por um tempo. Quando digo privilegiada, digo em coisas básicas, do tipo meu tom de pele não gera problemas, mesmo que em escola publica tive acesso a educação, nunca me faltou teto ou o que comer, enfim recursos minha familia tem no justo, nao sobra. e por isso comecei a trabalhar cedo. privilegio de ter feito um intercambio, com dinheiro que eu juntei. enfim, soa ingrato estar infeliz depois de viver um intercambio, sabe wwp.. kkkk Nao sei se carrego o peso do mundo, mas o peso do meu futuro, sabe, medo por não ter ao menos um trilho a seguir. tenho medo do futuro justamente por me sentir de mãos atadas no presente. não tenho renda, não consigo emprego, não consigo estudar, enfim, parece que tudo que já fiz na vida foi atoa. sabe quando vc rema rema rema e o barco vira kkkkkkkkkkkkk eu sinceramente entendo o sair mais forte de uma situação, já aprendi com muitas coisas, eu sinto que só estou cansada dessa forma dolorida de aprendizagem. mas de ouvidos atentos para aprender o que é que seja dessa vez. obrigada pelo suporte, por ouvir.

  • agosto 4, 2020
    juju

    Boa tarde querida! Acho que primeiro você precisa se reconectar com o seu passado e perdoar tanto a si quanto as outras pessoa envolvidas nas situações em que esteve. Geralmente os pais possuem os seus instintos de proteção e dependendo de sua historia, isso era algo que fazia sentido para eles. Talvez mudar a visão de enxergar esses tais acontecimentos poderia deixar mais clara a sua visão de vida. Lembre-se que tudo que não gostamos ou não nos sentimentos bem há uma forma de mudar, sem exceção. É normal as pessoas não lembrarem do básico, até porque pelo seu relato, você precisou trabalhar e não teve mais contato com as matérias e tudo mais, esteve ocupada neste tempo, mas isso não quer dizer que você não é capaz de aprender, fazer curso e descobrir o que você poderia fazer para exercer uma profissão que goste, ou exercer algo legal em que você sempre sonhou. Ao invés de se culpar por pensar que eles achariam que você é ingrata, que tal relembrar os bons momentos e mandar uma mensagem pela internet para contar o que houve contigo? Será um alivio e um peso a menos a carregar. Espero pelo menos te ajudar um pouco e te dizer que ninguém é feliz o tempo todo, isso não existe. Felicidade é um estado de dar e receber coisas boas, são momentos e não um estado diário, entende?

    • agosto 19, 2020
      Baby

      Oi Juju, voce está certa, eu entendo e eu sou muito grata por ter pais presentes e entendo que dentro do possível fizeram o melhor por mim. não os culpo, mas parei para olhar para trás e ver como cheguei onde estou sabe, e percebi isso, nunca fui incentivada, e por isso talvez precise me perdoar mesmo. Mudar a visão em que sentido? não sei se entendi muito bem. Sim, não tive contato com matérias e já aconteceu tanta coisa que lembrar o basico seria um milagre. acho que nunca sonhei com algo, sempre dizia que queria ser muitas coisas, no ensino medio sempre sofri pra responder o que eu prestaria no vestibular, e só piorava pois estudava em um colegio estadual tecnico, e sofria pressão enorme, amigos queriam com grandes sonhos e eu perdida, dizia que seria passista de escola de samba só pra evitar pressão, então agora nada mudou, mesmo que tenha que recomecar, não sei o que fazer. quanto ao que aconteceu, vou te contar, Eu resolvi fazer um intercambio, para aprimorar meu ingles, ter uma vivencia de vida diferente, expandir conhecimentos etc. peguei meu dinheirinho, meu FGTS e fui, vivi uma experiencia unica, fiz novos amigos, conheci novos lugares, me apaixonei. estava feliz, 2 anos fora. saudades de casa, planos de estudo, de viagem de voltar só no futuro sabe. eu precisava renovar meu visto, e eu realmente acreditava que iria ser aprovado. porem não foi, tive que ir embora do pais sem me despedir de amigos, do trabalho, dos meus afilhados. e isso foi muito horrivel, todos meus planos foram desfeitos e eu voltei para o brasil. pensei que estava bem em relação a isso, mas dói sabe, foi horrivel. e ninguem me entende, eu tinha uma vida lá a 2 anos. mas quando falo sobre as pessoas nao entendem pois nao tem essa vivencia e eu soo ingrata, pois a 1 ano atras eu tava na frança kkkkkk eu nao consigo falar sobre o assunto, por que parece problema de gente branca sabe kkkkkkkkkkkkkkkk mas ai desde que voltei tudo só se agravou, nao consigo emprego, to sem grana, tudo dificil, e dói. mas sigo sem rumo. eu entendo que a felicidade é momentanea, mas tenho certeza que a tristeza não pode ser tao constante como sinto agora. dificil kkkkkkkkkkkkkkk nao consigo dormir.

  • agosto 4, 2020
    Paty

    Baby, eu acolho a sua dor. Queria dizer que a vida é cheia de altos e baixos, porque tudo nela é impermanente. Tudo tá sempre mudando, seja pra melhor, seja pra pior. E tudo passa. O ruim passa. O bom também passa. Daí a importância do desapego. Um vida sem apego é uma vida livre e com muito menos sofrimento. Acolha os seus momentos de glória e dificuldade numa mesma proporção, sempre ciente de que eles vão passar, pq a vida é movimento, é dinamismo. E tudo agrega pro nosso crescimento. Tá tudo bem. Por fim, queria dizer que a paz tá dentro de vc e não no externo. Faça meditação e vc entenderá. Leia os livros do Osho, vão te ajudar muito. Espero que fique bem. Um abraço apertado!

    • agosto 19, 2020
      Baby

      Obrigada Paty, tudo que voce falou faz o total sentido. obrigada.

  • agosto 4, 2020
    Ma12

    Poxa.. me senti comovida com seu relato.. A vida as vezes faz essas coisas com a gente, nao sei por que.. Eu gosto de acreditar que é pra me ensinar algo que ainda não sei, me mostrar uma porta que ainda não abri.. Quero te dizer que momentos assim são importantes na nossa vida, para guiar nosso caminho. Você está vivendo várias situações difíceis, das quais você não tem culpa por elas acontecerem, e isso está te fazendo sentir um turbilhão de emoções.. Tenta colocar a cabeça no lugar, e não deixar o desespero ganhar espaço no seu coração! Você falou que num momento que estava perdida, foi fazer um intercâmbio e isso te trouxe muita felicidade.. Vc só foi pq precisou encontrar uma alternativa pra solucionar seu problema, então.. problemas muitas vezes nos movem para direções que nos trazem felicidade.. Continue firme, não desista de buscar um trabalho legal, não desista dos seus sonhos e saiba o onde você quer chegar! Se vc souber claramente o que quer, poderá se empenhar com mais dedicação para alcançar seu objetivo! Força, vc é forte!!! Não desista!!

Comunidade Sunas

Comunidade Sunas

Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.

Aqui você pode ser 100% honesto sobre seus sentimentos, com a garantia de que não será julgado, mas será sim acolhido.

Converse com pessoas que vivenciam os mesmos problemas que você. Aqui você não precisa ter vergonha e nem mesmo fingir estar bem

Falamos sobre sentimentos em um espaço seguro, anônimos e monitorado por profissionais da saúde mental.

Grupo de apoio com pessoas depressivas, borderline, bipolares, ansiosas, dependentes químicas.

Membros

Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login