fbpx

Me sinto péssima

Sou volátil e imatura. Me deixo levar por coisas bobas e geralmente não consigo terminar o que começo. Meu peito até dói em pensar o tempo que perdi, o tempo em que poderia estar melhorando, me conhecendo mas que “dei” para outras pessoas que agora não gostam tanto de mim, estou confusa e me sinto sozinha. Eu sempre tentei seguir a frase “goste da sua própria companhia”, mas é muito difícil, muito difícil não poder contar com alguém, dizer como foi o dia ou simplesmente conversar e isso tudo mostra outro lado que não gosto em mim: a carência! Eu fico muito dividida se é carência ou necessidade normal de qualquer ser humano
E isso dói tanto, me pergunto o que faço de errado, por que não consigo manter as pessoas em minha? Por que faço o que faço? Por que as vezes renego a mim mesma por coisas que fiz no passado.
Não consigo cuidar de mim e tenho me negligenciado, em todas as áreas da minha vida, não gosto de como estou mas não tenho forças pra mudar, pra sair desse ciclo. Semana passada eu comecei a fazer tudo certinho, mas parei porque não tenho disciplina, porque me sinto cansada de tudo! Porque sinto que não sou mais eu
Não fui eu quando aceitei fazer coisas só pra agradar, só pra não chatear ninguém, fui criando uma máscara em mim pra tentar ser o que não sou e isso dói muito. Eu quero mudar isso, quero poder estar bem comigo mesma e ser feliz, fazer o que gosto e conseguir ser madura e responsável, mas agora não consigo levantar.
Muitas coisas em casa me deixam estressada, muita bagunça e barulho. Tudo me deixa nervosa e ainda o fato de que preciso passar no vestibular e mal estudei! Isso está me matando! Porque tive meios pra estudar, tive plataformas de estudos, Internet, notebook, todo o material necessário mas não estudei. Sempre me sentia insegura em começar e ficava só assistindo série, porque era uma válvula de escape para mim, eu me sentia feliz e bem, mas quando acabava me sentia culpada e fraca! Não sei o que acontece comigo e porque continua acontecendo mesmo eu quero mudar e fazer diferente.
As vezes eu quero muito ter as pessoas em minha vida, digo pra elas o quanto as amo e depois eu mesma me questiono dessa importância. Há um tempo conheci alguém muito legal e nós criamos bastante intimidade, tipo muito mesmo em um nível absurdo e eu sempre me questiono sobre o que sinto, as vezes sou imatura e ajo de maneira egoísta.
Tenho um grande problema em cumprir o que proponho e isso tem afetado algumas amizades

9
3
0
placeholder
outubro 13, 2021
feminino
5

  • carlouco

    Olá Alouca, espero que esteja bem Você fala sobre os seus sentimentos e a forma como se percebe. Em relação a não conseguir terminar as coisas, uma possibilidade é buscar entender qual a motivação para o que se propõe a fazer. Descobrir o que nos motiva tem haver com o nosso autoconhecimento. Quando percebemos o que nos faz bem e traz prazer, temos mais facilidade em fazer aquilo que nos propomos. Sobre o tempo que passou, ele serve de aprendizado. Busque focar no agora, em uma coisa de cada vez. Gostar da nossa companhia é um exercício que também se relaciona com o autoconhecimento. Quando gostamos de nós mesmos, deixamos de buscar o outro por carência mas porque é uma troca genuína. Quando buscamos nos conhecer, passamos a nos cuidar mais. O autocuidado é um ponto importante nesse processo porque ajuda a direcionar melhor sobre o que queremos. Você fala sobre não ter disciplina e se sentir cansada. Uma alternativa pode ser, delimitar poucas tarefas e prioridades e ir desmembrando no decorrer do tempo. Ou seja, um passo de cada vez. Pode ser uma boa anotar as prioridades e tarefas no início do dia e à noite, anotar o que conseguir fazer e o que pode melhorar. Isso ajuda a ter uma percepção de que as coisas estão acontecendo. Quando temos mais clareza sobre o que é prioridade, pode ficar mais fácil dizer pro outro o que é possível fazer. Deixar de fazer as coisas só pra agradar. Ajuda a gente a estar bem e buscar a felicidade. Quando nos conhecemos melhor, temos mais facilidade em ser nós mesmos, um dia de cada vez para buscar a nossa melhor versão. Passar no vestibular é uma etapa na vida. Cursar uma faculdade não precisa ser encarada como a solução, mas uma ferramenta para alcançar nossos objetivos. A busca pelo conhecimento para se tornar alguém melhor traz menos cobrança do que simplesmente a percepção da obrigatoriedade de passar numa prova. Buscar encarar os estudos algo que traz conhecimento e menos como uma obrigação ajuda a tirar o peso. Sobre ter as pessoas em sua vida, é importante falar sobre os seus sentimentos, mesmo que não sejam claros. Em qualquer tipo de relação, a afinidade é um elemento importante e os laços se constroem com o passar do tempo. Você fala que conheceu alguém muito legal e que desenvolveu uma relação de bastante intimidade. Mesmo que não tenha clareza sobre os seus sentimentos, a abertura para o diálogo, respeitando o tempo de cada um, pode render frutos. Algo que pode ajudar a cumprir o que propomos é dividir em etapas e buscar o que te faz feliz.

  • Fernando Paiva

    Oi, boa noite! Sou o Fernando. Tente focar no hoje, exatamente o que você planeja e faz agora vai definir quem você será amanha. Se você não gostou do que teve no passado, só você pode fazer diferente e utilizar o tempo com coisas boas, produtivas para você mesma. O passado já foi, devemos utilizar ele para fazer diferente e não ficarmos sempre naquele mesmo ciclo, repetindo as mesmas ações. Mais importante do que fazer algo é saber qual a importância que isso terá para a nossa vida, tire um tempo, planeje bem faça coisas que vão te agradar futuramente de ter conquistado. Sobre as relações, em qualquer uma delas, amigos, família, trabalho, estudos, namoro, projetos, de o seu melhor com as pessoas com o que você acredita que é certo, aquelas que tiverem mais afinidade, gostarem do seu jeito vão se aproximar mais. Não deposite seus sentimentos nas outras pessoas ou no que elas pensam. Relacionamentos vem e vão, afinal somos todos pessoas diferentes vivendo nossas vidas e nos aproximando daqueles que temos afinidade em determinados momentos. Sobre planejamento, comece com poucas atividades, e vá aumentando na medida que você se sente mais disposta. Não queira abraçar o mundo de uma vez e recuperar o tempo perdido, isso deixa a gente mais cansado. Vá aos poucos, já ouviu a frase ''uma jornada de mil quilômetros começa com um primeiro passo e só podemos dar um de cada vez'' vá aos poucos e tenha em mente um motivo de você estar seguindo tal caminho (qual a relevância dessas ações em sua vida, o que você vai conquistar em fazer tal coisa, quanto conhecimento tal atividade vai te trazer). A medida que nos conhecemos vamos parando de desperdiçar tempo com coisas que não vão agregar em nada nossa vida e nos a oportunidade de estar perto de pessoas com os mesmos gostos e com isso criando vínculos. Sobre o vestibular, tenha em mente que alguns momentos da vida precisamos pagar o preço de focar mais algo que queremos muito para termos bons resultados. Você já pensou se é isso que você quer agora, hoje em dias temos muitos caminhos para seguir, precisamos saber qual é o melhor para nós. Vestibular não vai definir o seu sucesso, mas se for importante para você entrar em alguma faculdade, comece aos poucos, faça esse de 2021 veja em quais áreas você precisa focar mais e continue estudando.

  • LucyMartins

    Olá! Olha...você já identificou vários problemas e algumas maneiras de resolvê-los. Tenha calma, talvez fazer terapia fosse uma das primeiras coisas, para se entender ainda mais, buscar direcionamento e parar de se culpar tanto. Olha, não dá para fazer nada em relação ao que você já fez ou deixou de fazer mas você pode fazer diferente agora. Terão outros vestibulares, você pode montar uma rotina de estudos e relaxar aos finais de semana com suas séries. Pense num plano de ação e siga-o. Pare de se culpar, todos erramos, todos somos inseguros, todos precisamos de alguém - ou amigos, ou familiares ou pets. Fique bem e boa sorte!

Entrar no Sunas

Acesse sua conta para desabafar

Criar uma conta

Cadastre-se para desabafar

Entrar no WhatsApp

Desabafe no grupo do WhatsApp

Entrar no Discord

Desabafe no servidor do Discord

Entrar no Sunas

Entre na sua conta para publicar

Criar uma conta

Cadastre-se para publicar