fbpx

Medo do desconhecido

Eu tenho um serio problema de lidar com coisas das quais não tenho o controle, que não conheço. Por exemplo: se eu tenho de passar por algum processo seletivo, fico nervoso, ansioso e pensativo em relação às fases que terei de passar, o que vai ser cobrado em cada fase, como vai ser cada fase, quanto vou gastar em cada fase, etc. Particularmente, não gosto de fazer coisas ou passar por situações nas quais eu não sei qual será a “próxima fase” o “próximo passo”. Tenho dificuldades de confiar em outras pessoas (conhecidas ou desconhecidas), de depender de outras pessoas. E isso vem desde a minha adolescência. Lembro que quando tinha trabalhos em grupo para fazer, nós dividíamos uma parte para cada membro mas, eu sempre acabava por fazer todo o trabalho, com medo dos colegas não entregarem as suas respectivas partes. De certa forma, até hoje sou um pouco assim, pois quando percebo que algum colega não vai dar conta do serviço (mesmo que seja só impressão), eu acabo “entrando em campo” e faço boa parte do serviço do colega. Ultimamente tenho passado por situações em que sou obrigado a “ficar nas mãos” de outras pessoas, seja por depender de serviços de outras pessoas, seja por depender de aprovação de outros órgãos para que eu possa fazer algum trabalho. E aí entra em cena os sentimentos de medo, ansiedade e insegurança. Fico inseguro com o que pode vir (aprovação, reprovação); com medo (medo de desagradar aos outros, medo de valores que talvez eu não possa arcar); e ansiedade extrema (insonia, bruxismo). Às vezes, consigo me controlar, mas sempre tem algum “gatilho” que me leva, novamente, a essa situação, como se fosse um looping.

25
5
0
agosto 5, 2020
👨‍🦱 Homem
🫶 Solteiro
8

  • Tamyres Fontes

    Olá querido! Tudo bem? Eu gostaria de te falar que independente onde você esteja hoje há sempre esperança. Acredite!! Imagino o quanto deve está sendo dificil para você. Mas você pode buscar ajuda e conseguir reverter todo este quadro. Não podemos passar a vida sem socializar pois somos seres sociáveis. Acredito em você e que terás a capacidade de avançar nesta vida para algo maior só basta você dá o primeiro passo! Gostaria de te indicar algumas mulheres que me ajudaram muito neste processo. Você pode encontrá-las no YouTube. Procure por: Elainne Ourives, Beth Russo, Rachel Newman e Café Quântico e Márcia Luz. Te desejo muito sucesso e Luz!

  • LordeMentor

    Oi, Junq! Tudo bem com você? Os 3 problemas que relatou são comuns de várias pessoas, todos temos medo em alguns momentos, nos sentimos inseguros nas situações que demandam aprovações alheias e ficamos ansiosos por isso. Sentir isso extremamente, como você pode estar sentindo, é que é perigoso. Uma dica é mapear quando isso acontece e já deixar ações pré-programadas para controle. Vou te dar exemplos, ta? Você disse processos seletivos, será que tem algo que possa fazer para ficar menos ansioso? Por exemplo, em vez de ficar aguardando a resposta ansiosamente e ficar pensando nela sem parar, porque não ocupa o tempo com outras tarefas que goste? Como cozinhar, as vezes uma pesquisa, uma leitura, músicas, qualquer coisa que te tire do pensamento e gere ansiedade. Entende? Alivia um pouco Outra dica boa é assistir a apresentação da Brene Brown: "O poder da vulnerabilidade - TED Talks".Tem no Youtube e explica cientificamente essa questão de sermos vulneráveis e aceitarmos que podemos errar, precisamos confiar nos outros e as relações humanas. Nossa capacidade de pertencer, de aliviar a culpa, de gerar empatia. É uma palestra muito boa, não sei se conhece. Além dessa, acho que pode te ajudar o TED da Amy Cuddy: "Sua linguagem corporal molda quem você é". Ela fala de ações que fazemos com nosso corpo e como eles despertam sentimentos na gente. Ex: Levantar os braços pode te deixar mais alegre e passar as pessoas impressão de poder. Ela dá o exemplo de processos seletivos e antes de entrevistas recomenda algumas ações e movimentos específicos. Vale a pena assistir também, pode te ajudar. Espero que te ajude demais! Torcendo por ti

    • Layla

      O poder da cabala - yehuda berg

  • ursinho

    Oi junq! Viuuu.. claramente vc tem dificuldade de confiar nos outros! Talvez isso seja até relacionado com algo que aconteceu na sua infancia e um traço da sua personalidade mesmo. Mas vc precisa desconstruir isso pq quando vc pensa que "so eu dou conta, so eu faço um bom trabalho" vc além de estar se julgando superior aos outros, está colocando uma pressão gigante em si mesmo! Isso está bem relacionado ao ego! Quero te indicar o livro "O poder da cabala", comece a ler sobre o ego e como driblar ele. Quando vc depende de alguém você tira o poder de si mesmo, e isso é bom, sabe pq? Pq vc descobre que na vida nem tudo depende da nossa vontade, você aprende a confiar, confiar que algumas coisas simplesmente não estão no seu controle, e tudo bem! É tão bom descobrir novas formas de fazer as coisas. Claro é bom poder prever exatamente como vai ser tudo, se for do seu jeito. Mas na minha opnião é melhor ainda se surpreender e aprender uma nova forma de fazer algo com alguém. Acredito que esse movimento de ressignificar "o não ter controle" como sendo algo que possa gerar surpresas, boas e tbm ruins as vezes, seja bom para você!!! FICA BEEM e espero ter ajudado!!!

Converse em tempo real

Login

Desabafe no Site

Cadastre-se

Crie uma conta no Sunas

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp