Não tenho conseguido respirar, literalmente. Estou fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Depois que meu pai se aposentou e o mandaram embora, me senti na obrigação de começar trabalhar. Meu trabalho está pesado, trabalho de duas a três horas a mais todos os dias. Estou no segundo ano da graduação. Faço engenharia, que é um curso denso, e nem sou de exatas (meus motivos pra isso não são o foco do post, ahah). Felizmente a faculdade é pública então não dou gastos para os meus pais. Fora trabalho e faculdade, assumi mais dois outros compromissos importantes. Acabo não conseguindo fazer tudo, o que me gera um sentimento de insuficiência e frustração. Tenho uma carga tão grande de atividades todos os dias, incluindo finais de semana, que comecei a ter ansiedade, que começou a atacar crises asmáticas (coisa que eu pensei já ter me livrado há muitos anos). Já sofri bastante com asma no passado, mas antes as crises nunca foram por questões psicológicas.
Não sei bem o que fazer, já que no momento não é uma opção eu largar nenhuma das responsabilidades que citei. Ao mesmo tempo não sei se estou no caminho certo.
Não falei sobre a falta de ar pra minha família pra não preocupa-los, mas as vezes não consigo dormir por estar sufocada. Help me.
Desabafe no site
Converse em tempo real
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Converse em tempo real
Desabafe no Site
Crie uma conta no Sunas
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Olá AM, espero que neste momento esteja melhor! Muitas vezes nos cobramos demais, queremos fazer tudo e tudo é importante, mas isso nos torna doentes psicologicamente e fisicamente. Ninguém tem que ser forte ou dar conta de tudo a todo momento, nós julgamos que tudo que fazemos é importante. Eu também pensava assim, até ter burnout, então precisei desacelerar e selecionar o que realmente é importante agora e que posso fazer. Respire e inspire profundamente por 10 segundos, ajuda nas crises, fiz muito isso; selecionei o que realmente é importante e indispensável para fazer, faça como puder. Pense também que você tem que se distrair, faça algo que te traga satisfação e se você puder partilhar algum compromisso com alguém de confiança, passe para ele (a) por não damos conta de tudo, acredite uma hora a maquina da bug.
Olá querido tudo bem? Sabe, existe um texto da biblia muito interessante que fala o seguinte: "Deus não nos põe fardos além das nossas capacidades". E acredito que realmente Deus não fará. Mas existe outra coisa em questão: As vezes somos nós que colocamos fardos além das nossas capacidades. O que quero te aconselhar jovem: Pare um pouco, silencie, e preste atenção na sua Voz interna, o que realmente devo fazer? Geralmente quando fazemos perguntas, as respostas vêm, mas por conta dos nossos barulhos internos elas se perdem. Mas você pode se perguntar: mas Tamyres, como vou conseguir me acalmar se minha vida é agitada? Muito simples; vou te contar uma breve biografia: Era uma vez uma moça que trabalhava muito para sustentar a casa, ela era empregada doméstica, e uma vez um patrão dela estava a observando cuidar da casa e ela muito concentrada e ele fez a seguinte pergunta: Você faz as coisas tão quetinha e em silêncio, como você consegue ser tão calma com tantas coisas para fazer? Ela respondeu: Enquanto faço as coisas eu converso com Deus e ele conversa comigo: Ele perguntou como? Cada pó que tiro dos seus móveis eu peço para Deus tirar as sujeiras da minha alma, cada prato que lavo, eu peço para Deus limpar a minha alma com as águas purificadores do Seu Santo Espírito, por isso que mesmo em meio a tanta demanda eu não me sinto Cansada pois sempre estou conectada com quem pode me sustentar e me dá a força necessária para continuar. (História contada por Joel Beeke). Você têm dentro de ti a fonte e a vida do Criador jorrando, você só precisa está presente no aqui e no Agora, e verás as tuas energias revigoradas. Você tem o potencial de cuidar do mundo garoto, só não sabe disso. Um grande abraço com muitas paz para ti!! E procura um psiquiatra maravilhoso Ítalo Marsili e segue, vais aprender muito!! Tudo de bom! 👊👊👊🙌🙌
AM, como você é forte! Está suportando tantas coisas, trabalhando e estudando, além de cumprir os compromissos! Mas não se cobre tanto. E não assuma todas as responsabilidades, faça o que estiver no seu alcance. Não sinta frustração por não conseguir dar conta de tudo, afinal, não somos máquinas. O peso que sentes demonstra que tu es um ser humano, que possui sensibilidade e profundidade. Reserve um tempo só pra ti. Desligue-se um pouco de todos os afazeres, respire fundo e relaxe. Isso é tão importante quanto todo o resto. Recupere suas forças e siga em frente. Tenha calma. Tu é capaz de tudo, mas também lembre-se de cuidar de si e respirar. Respeite suas necessidades e o tempo de descanso e prazer. Faça algo que te traga satisfação. Cuide de sua saúde. Não ignore sintomas, pois isso pode ser perigoso. Seja independente, mas também respeite a sua fragilidade. Espero que dê tudo certo. Continue lutando.