Eu sei que autoestima é gostar de si mesmo, saber até onde ir quando algum relacionamento me machuca, é entender até onde eu me sinto bem comigo mesma e em situações em que estou inserida. Mas a partir de que momento essa autoestima vira soberba e arrogância?? Como eu aprendo a ter esse auto cuidado comigo mesmo? Eu não sei se tenho autoestima boa…
Desabafe no site
Converse em tempo real
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Converse em tempo real
Desabafe no Site
Crie uma conta no Sunas
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Olá cami, tudo bem? Sabe tudo em excesso fica muito perigoso. E todos nós sabemos nossos limites e você sabe onde está vacilando. Então quando sua auto estima estiver muito elevada você vai perceber seus pensamentos. Se ando humilhando muito as pessoas ao redor se me acho superior. Esses são alguns sinais que ficam nítidos. É só vc se conhecer que perceberá. Creio que você se conhece ao ponto de parar com os excessos. Te desejo muita luz querida! Te amo
Olá, a autoestima alta é bem complexa de se descrever, porém sua definição está correta! Acredito que a arrogância e a soberba aparecem quando você se sente melhor que os outros e isso não é ter uma autoestima elevada. Ao se valorizar não é necessário diminuir os outros, então não se preocupe! São coisas distintas. Se você tem dificuldades em dosar isso, tente exercer a sua empatia. Pense nela como um músculo, sem exercícios fica flácido. O que eu quero dizer com isso? Tente refletir sobre suas ações e se coloque no lugar do outro. Se em algum momento você agiu de forma arrogante, tudo bem! Tente encontrar a razão de ter agido assim e evite fazer isso de novo. Fazer psicoterapia pode te ajudar nesse processo :)
Oi Cami! Tudo bem? Espero que sim! Bom, acredito que amor próprio é a chave para ter uma autoestima "boa". Infelizmente vivemos em uma sociedade com uma cobrança tão alta quanto a estética que é difícil você ver uma pessoa com uma autoestima boa, por isso quando vemos alguém que se acha bonita ou se sente bem consigo mesma é vista como "arrogante" ou "essa pessoa se acha demais". Gosto de pensar que nós temos que gostar da gente em primeiro lugar, para depois poder se doar para os outros e permitir que os outros gostem da gente também. Acho importante nós sabermos o nosso valor, sentirmos bem consigo mesmos, mas acho que você só se tornaria arrogante e soberba se só soubesse apreciar a si mesma, entende? Acredito que o ego tem um pouco de influencia nisso também... Você realmente me deixou reflexiva com essa pergunta! Espero que você comece sim a ter esse autocuidado, observando o que te faz feliz, o que você mais gosta em si mesma (pode ser físico, algum hobbie, característica) e ir se descobrindo dia após dia. Estou aqui se quiser conversar!