fbpx

Pai depressivo

Meu pai tem 65 anos e ano passado perdemos minha mãe para a COVID.Foi tudo muito doloroso,pois quando ela faleceu após um casamento de 42 anos ele estava internado.Recebeu a notícia 3 dias depois.Ele sempre apresentou traços de depressão e bipolaridade.
Não conversávamos muito ,meu contato maior sempre foi com minha mãe , inclusive depois que casei há 15 anos.Agora o quadro depressivo dele está bem pior.Meu filho mais velho que sempre morou com eles,continua como sua companhia,mas tbm não tem muita paciência com meu pai,assim como eu.Ja sugeri de levá-lo ao psicólogo,mas ele sempre coloca empecilhos.Nunca se tratou corretamente mesmo antes de ficar viúvo e a convivência com ele sempre foi de discussão,brigas, inclusive já passei por situações vergonhosas perante a família do meu marido ,por causa de ofensas que recebi do meu pai.Nao consigo ter um carinho por ele.Mas tbm não quero abandona-lo mas a convivência com ele muitas vezes me faz mal.Nao sinto uma amor ,um carinho por parte dele.Nao sei como ajuda-lo.

14
3
0
placeholder
novembro 16, 2022
1

  • usuario

    Olá, Mary look. Sinto muito pela situação que está passando e pelo falecimento da sua mãe. Que sempre que você tiver uma vitória sinta a energia da sua mãe a compartilhando com você. E sempre que passar por momentos difíceis, sinta sua mãe te amparando. Olha, eu poderia te dar dois conselhos. O primeiro é dizer para ele ligar para o CVV (número 188 e ligação gratuita) e conversar com o pessoal lá. Explica para ele um pouco o que é o CVV e deixa uma curiosidadezinha também. Eu imagino que ele vai negar, dizer que não presta ou coisa parecida. Mas agora ele vai conhecer esse tipo de atendimento e, quem sabe, quando ele tiver sozinho ali ele não ligue? Ele não precisa nem contar para vocês que ligou, mas se ligar já vai o ajudar. O CVV não é terapia, mas pode ajudar ele a ir se encontrando aos poucos. Outra sugestão, é a mesma da amiga Pax, quem sabe levar alguém em casa para falar com ele? Veja o que é mais viável, já dizer de cara que é um psicólogo ou falar depois ou nem falar. Pode ser que ao descobrir depois ele fique bravo, então pense bem sobre isso e peça a opinião do profissional. Eu desejo muita paciência e amor a você e ao seu filho. Que vocês consigam amparar seu pai na medida do possível, que ele possa melhorar cada dia mais e se curar do quadro depressivo. Abraços e sempre estamos aqui para te ouvir!

  • Samyra

    Oi Mary.. eu imagino a sua situação, perdi minha mãe esse ano e meu pai tá atrasado, ele ficou com minha mãe por 34 anos e ele tá sentindo mto, e eu senti que depois que a minha mãe foi ele tá bem mais diferente tbm, tá mais isolado, sinto ele depressivo, chora bastante e eu tô levando do jeito que dá, tá doendo mto mto mesmo, eu n acredito ainda mas, apesar dele n agir igual ao seu pai, tenta dar apoio pra ele, imagina q vc quer ter amor conquistar o amor dele, e tenta se aproximar dele, o meu velho aqui eu tô fazu o msmo, é difícil pq não tô sendo correspondida tanto igual eu era, parece o q falo c ele e ele nem liga, mas eu entendo que é um processo e cada reação é uma reação..não tô dizendo q seu pai tá certo, mas ele tá doente psicologicamente e as vezes a forma dele pedir um socorro tá sendo assim(forma errada) mas é talvez o máximo q ele consegue expressar esse socorro em só desse jeito sabe..meus sentimentos e que Deus possa dar disserni mento, paciência, sabedoria pra vcs lidarem com essa situação

  • pax

    oi Mary look! sinto muito pela sua perda e pelo que está acontecendo… conheço pouquissímo de você, da sua família e do que está acontecendo, mas gostaria de lhe dizer que vai dar tudo certo!!! e se você tentasse pedir ajuda para um psicólogo para ir falar com seu pai em casa? me imaginando na sua situação, acredito que eu tentaria colocar pequenos objetos no dia a dia do meu pai falando que eu amo muito ele e só quero ajuda-lo, como pequenos recados em cada cômodo da casa. não sei se a sua linguagem do amor é fazer presente, mas é algo que pode dar certo. na torcida por você❤️

Entrar no Sunas

Acesse sua conta para desabafar

Criar uma conta

Cadastre-se para desabafar

Entrar no WhatsApp

Desabafe no grupo do WhatsApp

Entrar no Discord

Desabafe no servidor do Discord

Entrar no Sunas

Entre na sua conta para publicar

Criar uma conta

Cadastre-se para publicar