Tenho 25 anos e moro na casa dos meus pais e tenho problemas de convivência com minha irmã de 14 anos e tenho 11 anos de diferença. Me sinto perseguido por ela, ela e autoritária e não me respeita muito, parece que eu sou o alvo dela para descontar tristezas. Gosto dela porém se eu faço algo ela nota e crítica, se quebra algo eu sou o culpado, e trabalho em casa com minha mãe e ela se sente obrigada a me controlar se eu sento um segundo ela conta pra minha mãe que não estou trabalhado. Ela cria intrigas, e eu não posso dizer nada porque para minha mãe sou adulto e melhor deixar pra lá o que ela faz, mas e difícil quando você está triste e sendo atacado toda hora.
Um servidor de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Pessoas depressivas, ansiosas, tdah, bipolares, borderline, autistas, dependentes químicas, anoréxicas, bulemicas, esquizofrênicas e afins.
Olá lucasneves900! Seria interessante que questionasse qual seu papel dentro da relação familiar? E como tem se relacionado com sua irmã? Às vezes, você está tão cansado do que está acontecendo que não percebe saídas. A situação que você vive e os sentimentos em relação a isso, só você consegue explicar! E a partir disso, pode pensar no que fazer. Por exemplo, tirar um tempo pra ficar com sua irmã, fazer algo juntos, uma atividade que seja prazerosa – isso pode aproximar vocês e quem sabem consiga conversar sobre o que sente com ela. Apesar da diferença de idade, vocês podem se entender! Espero ter ajudado!
Obrigado Suelen, pelo Conselho imagino que realmente pode me ajudar bastante.
Amigo, o que sua irmã faz chama-se jogo psicológico. Ela se alimenta de sua irritação. Compre um livro (ou empreste de bibliotecas) chamado Eu Estou OK, Você Está OK. Fala sobre Análise Transacional, um ramo da psicologia que trata das relações entre as pessoas, dos jogos psicológicos, das carícias (termo técnico) positiva e negativa. Acho bem pertinente, principalmente se você é pacifista e não gosta de discussões, saber o porquê das atitudes das pessoas fará você evitar muitos conflitos e problemas, não só com sua irmã, mas com outras pessoas também. Boa sorte.
Obrigado Luana, pela dica vou procurar por este livro.
Olá Lucas, já tive problemas parecidos com minha irmã. Porém, conforme ela foi crescendo o comportamento foi se alterando e hoje somos bem unidos. Então, acho que se você conseguir conversar com ela, com o tempo tudo vai se resolver!
Eu também acredito que nos dois podermos amadurecer, e também com o tempo mudar as coisas. Obrigado danielvitor7!
Olá Lucas, também já passei por uma situação parecida tenho uma diferença de 8 anos com a minha irmã e tenho uma mãe narcisista. Minha relação em casa nunca foi das melhores. As coisas mudaram quando sai de casa, mesmo que nascemos exatamente do mesmo lugar, nós somos pessoas diferentes e temos conflitos de interesse. A minha sugestão é se programe para ter sua independência, e enquanto isso aproveite para viver momentos bons o quão você conseguir, porquê você pode sentir falta de tudo isso. Lembre-se nada é permanente.
Obrigado ThaynaRibeiro e melhor aproveitar os momentos que temos.
Lucas aqui em casa também tem muita briga entre eu e meu irmão... inclusive as vezes minha mãe tenta colocar um contra o outro e a gente já percebeu isso! Vcs são irmãos e cúmplices... Ela pode ser autoritária, eu tbm sou... E irmão sempre tem suas implicâncias bobas... Mas vcs podem tbm focar em ter seus momentinhos alegres juntos e não deixar que as implicâncias sejam 100% da relação de vcs... Impor seus limites tbm, e não se abalar caso ela fale algo q não faça sentido pra vc. Só diz respeito a vc e sua mãe o seu desempenho no trabalho.
Obrigado Layla você tem razão eu vou fazer isso. Esquecer as implicância e focar em alegrias.
Curioso, mas a minha dúvida é... Pq você deixa essa garotinha te atormentar? Quer dizer, ela realmente é só uma garota. Já tentou conversar com ela e explicar que isso não é legal? Que você é o irmão mais velho e ela precisa te respeitar?
Sabe tento ser um bon irmão sem brigas e discussões e tenho uma personalidade pacifista porem me irrito facil também, Já conversei algumas coisas que me incomodava que ela dizia, e ela parou. Mas as vezes aparecem outras coisas, acho que ela me respeita como um irmão da mesma idade e não como uma pessoa mais velha.