Eu tenho uma amizade com um cara, que é meu primo, há uns 7/8 anos e ele é 6 anos mais velho que eu. Ele sempre foi uma pessoa difícil, mas ainda assim gente boa. Só que ultimamente ele vêm me tratando com certa grosseria, não sei… Parece que ele quer me rebaixar e parece que ele se sente bem ao fazer isso. Ele sempre foi o misto entre “gente boa” e “gente chata e que se acha melhor”. Eu sempre vivi isso e antes eu tinha certo receio e medo de me opor a ele, achava que ele iria me bater e tal… Mas agora, eu decidi que vou rebater tudo que ele jogar contra mim, porém parece que quanto mais faço isso, mais agressivo ele fica. Ele sempre me chama de doente, retardado, lesado, diz que eu sou burro, me zoa e às vezes me ameaça de bater em mim. Tipo hoje mais cedo que eu falei errado, aí ele corrigiu, depois falei errado novamente, aí ele disse que se eu falasse errado de novo ele daria um soco na minha cara. Ele realmente é alguém difícil de lidar e acho que ele deva ter algo machucando ou sei lá, talvez ele só goste de me menosprezar… Acontece que eu não consigo me separar dele, eu me sinto mal ao ignorar e acabo falando com ele sempre, e pelo fato dele ser o meu primo e morar do lado da minha casa, complica mais ainda. Eu estaria errado em ignorar e me afastar dele?
Se me for permitido, também queria desabafar aqui mais uma coisa. Há um tempo, uma garota disse que tava gostando de um jeito romântico por mim e tal, só que na época, eu não estava tão nessa vibe, então só desviei assunto. Bom, o tempo passou e eu fiquei meio distante, pois minha cabeça tava cheia e não conseguia ver ela e nem responder nas redes sociais. porém, depois de tanto pensar, eu comecei a pensar demais nela e sempre que penso, meu peito sente uma coisa estranha, uma ansiedade boa… Talvez eu esteja gostando dela. Meu medo é de que eu me expresse e ela já não sinta o mesmo ou apenas negar. Sei lá. Tenho medo de tentar um romance de novo, pois os que vivi no passado me deixaram meio em insegurança. Também não consigo mais entrar nas redes sociais pra falar ou marcar um encontro, pois toda vez que penso, APENAS PENSO em entrar nelas, eu fico muito ansioso e nervoso e sempre desisto… Bem, é isso, um desabafo bem grande, mas sentia que precisava disso.
Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Seu primo, por ser mais velho, sente que precisa te ensinar algo. Ele não faz por mal, então, será bom, você conversar com ele e relatar o que te fere nessa relação e pedir para serem mais amistosos e gentis um com o outro. Vale a pena. Quanto à garota, acho que se você não iniciar uma amizade com ela, ficará difícil já chegar e dizer que gosta. Então, diga um oi, fale de assuntos de sua faixa etária e estabeleça um relacionamento. Todos nós somos inseguros em algumas situações, é normal. Mas, não deixe isso paralisar você. Diga oi e deixe a coisa acontecer.
Olá Mado, olha você não precisa se afastar totalmente do seu primo ate porque ele não vai deixar de ser seu parente, mas você pode diminuir a convivência, criar novas relações de amizades ou colegas, tentar desenvolver novos hobbies ou afazeres . E sobre a moça que você está gostando, primeiro e bom talvez vc tentar controlar um pouco a sua insegurança, inicie uma conversa com ela e seja amigo dela e se os dois sentirem um sentimento especial um pelo outro acontecerá de forma natural.
Olá Mado! Nessa questão sobre a sua relação com seu primo, seria interessante a reflexão do quanto isso tem sido difícil pra você, então não seria errado se afastar e tirar um tempo pra se cuidar. Quando temos relações longas, temos medo de perder a pessoa e esquecemos de nós, é importante você priorizar o que é necessário a você nesse momento. Quanto a garota, seria interessante abrir o que sente para ela, pois ela não sabe os seus sentimentos, não posso assegurar que ela vai aceitar e sentir o mesmo, mas você terá uma resposta e seguirá em frente - mesmo que isso gere algum sofrimento, é possível de ser sentir, lidar com isso e seguir em frente. Espero ter ajudado!