Nesses últimos anos eu tenho ficado desanimado por conta de alguns problemas pessoais, baixa autoestima, inseguranças, comecei a me afastar de todo mundo por falta de confiança, me isolei completamente, então eu tentei procurar algumas coisas pra tentar me divertir nessa nova vida solitária e nada adianta, tento ler algum livro mas acho chato, tento jogar algum jogo e 5m depois eu enjôo desse jogo, já tentei ver algum filme/série mas eu sempre fico pulando partes, nenhum hobbie me agrada, só me resta terminar o ensino médio no canto da sala sozinho vendo todo mundo se divertindo e eu fazendo nada, queria pelo menos ter alguma coisa pra poder me divertir. (Não vou falar detalhadamente os meus problemas pessoais e meus pensamentos se não o texto fica muito grande)
Um grupo de apoio emocional e saúde mental. Desabafos anônimos, troca de experiências e apoio psicológico.
Olá, Igor729. Como a amiga Pri disse, talvez seja interessante você buscar ajuda de um psicólogo. Ele ou ela podem te ajudar a entender de onde vem esse desinteresse pelas coisas. E, te ajudando a encontrar essas causas, vocês poderão perceber o que te traz interesse e o que te causou desinteresse em tantas outras atividades. Se não tiver condições, não desanime. Procure opções econômicas e sociais de atendimento e tenho certeza que irá encontrar. Vou te dar um conselho que vivi em minha vida. Também passei por algo parecido. Desânimo, baixa autoestima. A gente tem que construir aquilo que queremos viver. Você ainda está no ensino médio e tem uma vida toda pela frente. O que virá depois da escola, já se decidiu? Se não, não há problema, comece a pesquisar e ver para onde quer ir e quem sabe isso possa te dar motivação. Estude bastante, isso pode te abrir muitas portas. Se tem algo que você gostaria que fosse diferente, o que pode fazer para mudar? Pode fazer exercícios? Tem vários vídeos no youtube, aplicativos que te auxiliam e você não precisa gastar com academia se não tiver condições. Existem diversos outros vídeos para auxiliar a corrigir a postura também, por exemplo. Você diz também que não se diverte. O que poderia fazer para mudar isso? Pode entrosar com o pessoal da sala? Tem algum impedimento nisso? Pode praticar algum esporte, tem aulas de educação física? Existe alguma atividade cultural na sua cidade que você gosta? Os livros também te deixaram entediado, será não existe algum tema que você goste e não tenha encontrado algum livro sobre? Espiritualidade, autoajuda, ficção, tem histórias em quadrinhos também. E muita coisa você encontra disponível aí na internet. Amigo, que tudo dê certo para ti. Que as mudanças ocorram e dê tudo certo na sua vida. Força e vamos em frente!
Oi Igor729, eu sou a Pri :) Sinto muito por essa barra que você está passando e gostaria de falar que talvez, pra melhorar essa situação você deva mudar sua lente de mundo. Como assim? Bem, você já descreveu que por ora nada está te trazendo empolgação. Você já cogitou buscar um psicólogo? É extremamente importante pra trabalhar o problema na raiz; Caso não tenha psico ainda, aqui no Sunas mesmo temos vários que podem te auxiliar. Agora, independente do atendimento com psico, acredito que você precisa focar nessa falta de autoconfiança. De onde vem isso? Foi o que ocasionou esse isolamento? A escola pode ser bem desagradável para alguns alunos, visto que há bullying, que todo mundo tá passando por um período de transição e tentando se encontrar no mundo, sendo que aí muitos agem de forma nada legal com os outros. Mas enfim, estou supondo. A questão é, você precisa focar em você tendo um cuidado e carinho. Algumas pessoas são cruéis com a gente, mas isso não se resume a todas as pessoas do mundo. Você precisa verificar o que gosta em você (começa aos poucos, com pequenas características e vai avançando), o que você busca para sua vida, o que te faz bem, que tipo de pessoas você deseja ter por perto, quais atitudes você gosta e não gosta - tanto em você quanto nos outros- e vai aos poucos te reconstruindo. Se você achar legal, vai anotando, em algum lugar como um diário, ou no telefone, no teu drive,... E como eu digo pra um monte de gente e pra mim tb: vamos viver um dia de cada vez, dar um pequeno passo por vez. É importante! E você não está sozinho, estou aqui para escutar e pode contar conosco! Um abraço