Afetos e Desafetos
Esses dias postei uma pergunta que dizia: Você se deixa afetar pelas pessoas? Algumas pessoas responderam que sim, outras não…pois bem, hoje eu estou aqui para responder que SIM. Todos nós nos deixamos afetar pelo outro, mesmo que a gente não queira.
O ato de afetar-se tem a ver com emoção que o outro causa em nós. Por exemplo: Se alguém que me fala algo que me agrada, gerou uma emoção em mim, portanto eu me deixei afetar pelo que o outro disse a meu respeito. O contrário também acontece: Se alguém diz algo que não nos agrada, certamente ficaríamos incomodados com tal atitude e ficaríamos tristes, o que pode gerar um desafeto.
Aí vocês podem pensar… Mas eu não me importo com a opinião dos outros.
E eu respondo: Não é sobre se importar. É sobre a emoção que o outro gera em mim. Porque até mesmo a indiferença que temos sobre a opinião alheia é uma resposta dessa atitude.
Ser afetado pelo outro, deixar-se afetar é o que nos torna humanos. Nos torna capazes de nos conhecer cada vez melhor para conseguirmos identificar as nossas emoções e também de qual forma eu quero afetar as pessoas a minha volta.
Quando você descobrir suas emoções, vai começar a entender que deixar-se afetar é também uma forma de vínculo, apego e de manter boas relações.