“Eu não consigo me acolher” é uma frase que poderia muito bem ter sido dita por uma pessoa com pensamentos e sentimentos autodepreciativos.
A autodepreciação é uma avaliação negativa de si mesmo. Acontece quando damos mais ênfase aos defeitos e desvalorizamos capacidades e conquistas.
Pessoas que praticam a autodepreciação possuem uma grande dificuldade de perceber valor em sua vida e legitimar pequenos momentos de alegria.
Como lidar com a autodepreciação?
Muitas vezes nós seres humanos somos críticos demais para com as nossas ações e comportamentos. Assim, assumimos uma posição de não aceitação e acolhimento dos nossos equívocos, além de não valorizar os momentos bons que vivemos em nossas vidas.
A partir do momento em que percebemos que o tempo é o nosso guia no processo de evolução comportamental, começamos a ser menos negativos e carrascos conosco, dando a condição de viver, errar, acertar e ter a consciência de que nossa existência segue esse ciclo.
Exercitar a empatia e o acolhimento interno é necessário e contribui bastante para o entendimento das situações que merecem ser bem cuidadas. A chave deste processo está em compreender suas deficiências e valorizar suas conquistas.