fbpx

Insegurança: sentindo comum entre os ansiosos

A ansiedade tem um tipo de relação com o medo. Medo das coisas se repetirem. Medo dos problemas voltarem. Medo das dores aparecerem. Medo das dívidas. Medo do fracasso. Medo do abandono. Medo da solidão. Medo da violência. Medo da doença. Medo da falência. Medo da verdade. Medo das pessoas. Etc. Todos esses medos fazem com que o cérebro dispare substâncias que geram adrenalina, excesso de dopamina, entre outros. A sua mente nunca descansa 100%. Por mais que você durma, nunca está descansado. Ao acordar, vem todos os medos outra vez. É esse medo que gera a sensação de INSEGURANÇA. É muito difícil ter uma vida tranquila nesse estado.

Portanto, se você está inseguro e vive com medo de algo, saiba que a sua mente está ansiosa. Eu sei o quanto isso pode te levar a um cansaço extremo. Porque isso te deixa:
– Querendo SEMPRE prever o futuro;
– Querendo SEMPRE controlar o futuro;
– Querendo SEMPRE evitar a tudo ou a todos;
– Sobrecarregado de preocupações;
– Se sentindo vulnerável.

Não há o que negar que a ansiedade causa sérios problemas na vida das pessoas. A insegurança é um dos sintomas que mais mexe com a sociedade moderna. Diante disso, você pode:
– Trabalhar a sua respiração consciente;
– Testar sempre a veracidade dos fatos ;
– Questionar as probabilidades das repetições;
– Buscar entender de onde vem o seu medo ;
– Procurar ajuda profissional como forma de tratamento.

31
Foto

Olá, sou Alessandra Dinelli, sou psicóloga atuante na área clínica através da abordagem comportamental-cognitiva. Tenho ampla experiência com demandas de ansiedade, depressão, sexualidade, compulsões, dependência química, relacionamentos e conflitos internos. Acredito que o acolhimento e escuta sem pré-conceitos e julgamentos podem gerar grandes mudanças e ganhos positivos para o outro. Além da Psicologia, também sou apaixonada por música e pela escrita. Divido meu tempo entre livros, filmes, escrever crônicas, tocar violão e acredito que o uso da escrita é uma ótima forma de técnica para expressar sentimentos e uma forma de lidar com os conflitos. Para mim, a coisa mais importante é você se sentir acolhido, confortável e livre para falar, pensar e fazer o que quiser, sem nenhum julgamento e sem nenhuma pressão. Quero te ajudar a descobrir a sua liberdade de ser.

Entrar no grupo de apoio

Login