fbpx
1000045770
julho 19, 2024
1

O Ciclo da Culpa

Para evitar a dor da culpa, muitas vezes distorcemos nosso pensamento para tentar justificar os atos de omissão ou comissão pelos quais nos sentimos culpados. Essas justificativas podem servir como motivação para cometer outros atos prejudiciais, levando assim a um ciclo contínuo de culpa e delitos.

Essas justificativas também podem afetar nossos relacionamentos com os outros ou consigo mesmo, se parte da justificativa consiste em denegrir ou culpar a outra pessoa ou a si mesmo para “provar” que o ato prejudicial foi merecido.

Além disso, podemos projetar nossos sentimentos de culpa nos outros e esperar que eles pensem pior de nós do que realmente pensam. Isso pode, por sua vez, fazer com que as coisas se deteriorem, porque temos medo de ter a conversa com eles sobre nossa promessa quebrada que poderia levar a uma possível resolução.

Além disso, nunca pode ser realmente uma coisa boa infligir dano a si mesmo, na forma de auto invalidação e sentimentos dolorosos, o que frequentemente fazemos em um grau mais extremo do que faríamos aos outros. A Regra de Ouro negativa afirma: “Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem a você”, mas acho que também deveríamos inverter isso: “Não faça a si mesmo o que você não faria aos outros”.

Se cometemos um erro ou falhamos em levar adiante, é muito melhor explorar como isso aconteceu e tentar encontrar uma maneira racional de corrigi-lo para que não continue acontecendo do que buscar vingança contra si mesmo por fazê-lo. Acredito que somos todos basicamente boas pessoas que estão fazendo o melhor que podemos, com as cartas que nos são dadas, para lidar com nossas circunstâncias e comungar com os outros. Ver a nós mesmos como maus é uma mentira, e infligir danos a nós mesmos é contraproducente de muitas maneiras diferentes. Se pensarmos que somos maus, tentaremos nos tornar impotentes para não machucar as pessoas. Isso dificilmente pode nos tornar seres humanos mais eficazes.

  • A culpa é desnecessária
  • A culpa é intencionalmente prejudicial para nós
  • A culpa é dolorosa
  • Justificativas para evitar a culpa motivam outras más ações
  • As justificativas criam uma atitude negativa em relação a si mesmo e aos outros
  • A culpa diminui a autoestima e a autoconfiança
  • Projeções de culpa nos fazem temer e esperar julgamentos dos outros
  • A culpa por delitos nos faz lamentar que outros os tenham descoberto
  • A culpa diminui nosso poder pessoal
80

Login

Desabafe no site

Entre na Comunidade

Converse em tempo real

Grupo de apoio

Entre no nosso grupo do WhatsApp