Essa pandemia tem nos proporcionado dar novo sentido a coisas das quais já tínhamos dado finalidade imutável.
Essa obra de arte é feita a partir de uma técnica que se chama collage, consiste em ao invés de utilizar tinta na confecção de uma tela, por exemplo, usa-se recortes e colagem de imagens.
O quadro que ilustra o post chama-se “Medusa” e é do artista plástico Silvio Alvarez que possui uma página onde expões suas obras feitas a partir desta técnica, vale muito a penas pesquisar suas obras.
Mas o que isso tem aver com o transmutar?
Bem, quando me deparei com a página tive a percepção que esse trabalho nos apresenta a beleza do processo de transmutação e o impacto que sua realização nos causa. Não é lindo? E veja que são recortes de jornais, revista, etc.
O processo de transmutação em alguns casos, penso, que tendem a despertar muita tensão. Afinal sabemos que toda mudança nos causa um certo desconforto e insegurança.
E isso pode gerar um caldeirão de emoção com diversas sensações e sentimentos como ternura, amor, uma pitada de ódio, raiva e é muito natural ocorrer um comportamento mais irritadiço. E sabemos que uma irritação muito prolongada tende gerar tensão.
Uma boa dica é conversar com alguém em que você confie sobre os motivos que está te causando, como orientou Rosa Collado Carrascosa, psicóloga e psicoterapeuta, em seu livro emocionário.
Eu endosso essa dica, pois transmutar sentimos em palavras ajuda muito na diminuição da tensão.E recomento o processo de psicoterapia, pois é nela que você encontra uma escuta neutra e especializada.
E para finalizar quero te perguntar: Você já andou refletindo sobre o que você pode transmutar por aí? Talvez não precise ir tão longe… Já pensou em transmutar suas ideias? Sua forma de ver o mundo?
#facaadiferenca se você achou que essa reflexão é válida, compartilhe com outras pessoas de sua rede. Faça com que ela chegue mais longe. E se tiver um tempinho, me fale se essa informação foi útil para você, compartilho minhas redes e meus contatos.
Um forte abraço,
Elton de Sousa Moura
Psicólogo Clínico | (11) 98492-8631