O que são emoções autoconscientes?

O que são emoções autoconscientes?

 

Emoções autoconscientes são aquelas afetadas por como nos vemos e como pensamos que os outros nos percebem. Eles incluem emoções como orgulho, ciúme e vergonha.

 

Autoconsciência e autoconsciência às vezes são sinais saudáveis ​​de maturidade emocional. Eles podem ajudá-lo a se encaixar e funcionar em uma comunidade. Sentir-se culpado depois de dizer algo que magoa geralmente é visto como uma demonstração de bom caráter. Sentir remorso depois de cometer um erro pode ajudar a consertar relacionamentos. Emoções autoconscientes positivas e emoções autoconscientes negativas podem ser motivadores saudáveis ​​e poderosos.

 

O excesso de emoções autoconscientes pode ser extremamente prejudicial à saúde. Eles podem piorar os sintomas de condições como ansiedade, depressão e transtorno de personalidade limítrofe. Eles também podem causar ansiedade social e isolamento.

 

Quais são os sintomas das emoções autoconscientes?

Ter emoções autoconscientes em quantidades moderadas é saudável. Ter emoções autoconscientes avassaladoras não é.

 

Os sintomas de emoções autoconscientes saudáveis ​​incluem:

 

ter orgulho das realizações

aproveitando o envolvimento em ambientes sociais

desculpando-se por erros e assumindo a responsabilidade

Os sintomas de emoções autoconscientes prejudiciais incluem:

 

respondendo ao constrangimento com raiva e hostilidade

evitando experiências sociais

colocar a culpa nos outros pelos próprios erros

sentindo-se responsável pelos erros cometidos contra você mesmo

tendo baixa autoestima

experimentando agitação, ansiedade, depressão ou nervosismo

 

Psicóloga Alessandra Dinelli – CRP 20/08653

📲(92) 98154-5258 (WhatsApp)

💻 Atendimento online:

https://centralpsicologia.com.br/psicologos/alessandra-dinelli

https://zenklub.com.br/psicologos/alessandra-dinelli

70
Foto

Olá, sou Alessandra Dinelli, sou psicóloga atuante na área clínica através da abordagem comportamental-cognitiva. Tenho ampla experiência com demandas de ansiedade, depressão, sexualidade, compulsões, dependência química, relacionamentos e conflitos internos. Acredito que o acolhimento e escuta sem pré-conceitos e julgamentos podem gerar grandes mudanças e ganhos positivos para o outro. Além da Psicologia, também sou apaixonada por música e pela escrita. Divido meu tempo entre livros, filmes, escrever crônicas, tocar violão e acredito que o uso da escrita é uma ótima forma de técnica para expressar sentimentos e uma forma de lidar com os conflitos. Para mim, a coisa mais importante é você se sentir acolhido, confortável e livre para falar, pensar e fazer o que quiser, sem nenhum julgamento e sem nenhuma pressão. Quero te ajudar a descobrir a sua liberdade de ser.

Login