fbpx

SOCORRO! Meu filho foi diagnosticado

O diagnóstico muda tudo. Pode ser. Tudo depende do ponto de vista de cada pessoa, família, e até escola envolvida.

É evidente que existe uma preocupação ao ver seu filho com dificuldades e limitações. Entretanto, nota-se que a preocupação e ansiedade de encontrar soluções para tais problemas podem estar além do que é necessário. O que pode acontecer é a preocupação impedir de olhar outras características também importantes.

Por isso, é valido afirmar que, independente das suas condições, as pessoas são diferentes umas das outras, tendo suas próprias individualidades, dificuldades e potencialidades. Além disso, é importante ressaltar que as individualidades e diferenças de cada pessoa também estão no ritmo de aprendizagem, desenvolvimento, amadurecimento e superação de cada uma. Isso faz com que cada pessoa seja essencial e importante para contribuir na sociedade.

Afinal, se todos fossem iguais, como aconteceriam a aprendizagens e as trocas de experiências? Então, as diferenças são importantes para a pessoa ser crítica e reflexiva. Por sua vez, aprender com o outro o que talvez fosse uma dificuldade para si.

Com isso, fica certo que é preciso considerar as potencialidades antes das dificuldades. Sei que é difícil, já que é comum enxergar as dificuldades e centralizar nelas para encontrar as melhores superações.

Mas, quando se acredita nas suas potencialidades, a pessoa terá mais confiança em si e terá mais coragem e determinação para enfrentar suas dificuldades. Consequentemente, conseguirá alcançar seus objetivos e conquistar o que deseja.

Então, o importante é não deixar o diagnóstico rotular a pessoa ao ponto dela ser considerada apenas pelas suas dificuldades.

Assim, cabe às pessoas aceitarem como são e entender que, independente da dificuldade, toda pessoa tem capacidade de pensar, sentir, aprender e, inclusive, comunicar-se com outros.

Portanto, se houver mais aceitação, respeito e empatia com o outro, diagnosticar não vai ser um classificador, mas será apenas mais uma característica individual.

40
ds

É psicóloga humanista (CRP 06/8543) em Jundiaí/SP com formação em Abordagem Centrada na Pessoa. É especialista em educação inclusiva e fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Realiza psicoterapia Online e Presencial e por CONVÊNIOS e PARTICULAR. Atendimento familiar e individual para crianças, adolescentes, adultos e em Libras. Também, é consultora de inclusão, palestrante e organizadora de minicursos e supervisões sobre inclusão. Participou como coatora do livro "Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades" no capítulo "Inclusão centrada na pessoa", e é autora do livro “…E a borboleta voou”. Em 2017, participou do Seminário Internacional de Educação: Inovação e Inclusão em Portugal e Espanha, com muitas propostas inovadoras de educação e inclusão. Já atuou no Centro de Atendimento à Síndrome de Down “Bem-Te-Vi” e na ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem) em Jundiaí/SP. Dedica-se em uma inclusão das diferenças e individualidades de cada pessoa. Por isso, acredita em uma inclusão centrada na pessoa e não nos seus sintomas e diagnósticos. Seu intuito é existir uma convivência para todos e com todos a partir de aceitação, empatia e autenticidade, fortalecendo o autoconhecimento para as pessoas encontrarem suas próprias respostas e a lidarem com o que incomoda. @psicovanessasardisco www.vanessasardisco.com.br 11 982009577

Login