Um estudo global recente revelou que apenas 7% das pessoas com transtornos mentais ou problemas relacionados ao uso de substâncias recebem tratamentos eficazes. A pesquisa, publicada na revista JAMA Psychiatry e realizada por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica e da Escola Médica de Harvard, analisou dados de 57 mil pessoas em 21 países ao longo de 19 anos. A principal barreira para o tratamento eficaz, segundo os pesquisadores, é a dificuldade dos pacientes em reconhecer que precisam de ajuda profissional. Além disso, mesmo aqueles que buscam atendimento médico muitas vezes não recebem o cuidado adequado.
O estudo analisou as etapas que os pacientes percorrem até o tratamento eficaz, destacando que apenas 46,5% das pessoas com transtornos mentais reconhecem a necessidade de ajuda. Desses, apenas 34,1% procuram o sistema de saúde, e entre os que procuram ajuda, 82,9% recebem um tratamento mínimo adequado. No entanto, apenas 6,9% dos pacientes acabam recebendo um tratamento eficaz. Daniel Vigo, um dos autores da pesquisa, destacou a importância de aprimorar a formação de médicos de família e clínicos gerais para garantir um diagnóstico mais preciso e, quando necessário, o encaminhamento adequado para especialistas.
Os grupos de apoio desempenham um papel fundamental no processo de recuperação de pessoas com transtornos mentais ou problemas relacionados ao uso de substâncias. Eles oferecem um espaço seguro e acolhedor onde os indivíduos podem compartilhar experiências, ouvir histórias semelhantes e se sentir compreendidos, o que é extremamente valioso para o fortalecimento emocional clique aqui entre em nosso grupo de apoio.