Durante a cerimônia de lançamento das Taças das Favelas deste ano de 2025, nesta quarta-feira, 28, foi realizado um workshop com o tema autocuidado e saúde mental dos atletas, reforçando que saúde mental deve ser cuidada, refletida e debatida também no esporte.
A saúde mental dos atletas está sempre em alerta. Recentemente, o ex-técnico da Seleção Brasileira surpreendeu a todos que aguardavam seu retorno ao Corinthians e emitiu uma nota revelando uma pausa em sua carreira para cuidar da sua saúde mental. Ansiedade, esgotamento físico, depressão e burnout são as doenças mais comuns entre técnicos e atletas.
Independentemente do esporte, devido ao alto nível de pressão e competitividade, a saúde mental é impactada. Durante uma entrevista, o campeão de surfe Gabriel Medina revelou que há ainda estigmas em revelar e falar sobre problemas de saúde mental:
“Reconhecer e admitir para mim mesmo que não estou bem vem sendo um processo muito difícil. […] Me questionei muito nos últimos tempos se deveria tornar isso público ou manter de forma privada.”
Falar sobre saúde mental é um passo importante para o bem-estar. Palestras, workshops são ferramentas para incentivar a reflexão sobre o assunto.
E você, como tem cuidado da sua saúde mental? Clique aqui, entre em nosso grupo de apoio e vamos juntos nesta jornada do bem-estar mental.