fbpx

Carta aberta a quem quiser ler

Meus dias não têm ficado melhores, para ser sincera eles são bem parecidos. Ontem tive ansiedade pra dormir, uma coisa nova, percebi que estava com medo de acordar e ter que viver outro dia.
Fiz uma viagem, as pessoas dizem que as águas de uma cachoeira limpam, que curam, pode parecer tolice, mas eu esperava ser curada, achei que ia voltar e ser outra pessoa.
Eu me sinto sozinha, sei que não estou, mas me sinto assim. Alguém diz que se eu pedir ajuda aos meus amigos eles vão me apoiar, mas como chegar neles depois de meses sem falar e dizer: Preciso da sua ajuda, minha mente está doente. Eles têm os próprios problemas, não quero ser mais um.
falta dois meses pro enem, parei de estudar há algumas semanas e não consigo voltar. Tenho medo de não ser aprovada.
Minhas amigas dizem que estão com saudades mas me deixam no vácuo, não entendo.
Por que eu não consigo manter amizades?
eu era tão boa aluna, não sou mais isso. Me sinto um fracasso. Me sinto frágil.
Minha cabeça pensa em tantas coisas que eu prefiro sentir dor física ao invés de pensar.
Mas ás vezes me sinto vazia, oca. Se sentir vazia é ainda pior do que pensar em tudo, o vazio é algo díficil de se preencher.
Não sinto que a terapia está fazendo efeito , me sinto pior do que quando comecei.
Muitas vezes tudo o que eu queria era não sentir nada. Sumir completamente. Se tornar apática.
Queria conseguir falar isso para minha psi, eu nunca falei disso. Queria ser consertada e voltar a ser quem eu era.
Nem me reconheço as vezes.
Não sei de devo pedir apoio das minhas amigas. Não tenho certeza se elas ainda são minhas amigas.
EU nem sei porque estou triste. É uma trizteza irreal?
em que momento fiquei assim?

8
3
placeholder
setembro 20, 2021
feminino
1

  • LucyMartins

    Já me fiz e ainda me faço muitos dos seus questionamentos... Seja forte, se tem uma coisa que é certeza nessa vida é a mudança, as coisas vão melhorar, vão passar e se não passarem a sua forma de ver, viver e perceber estarão diferentes. Força aí!

  • Luana Piekoski

    Penso que a pessoa mais acertada para ajudá-la é sua psicóloga mesmo, pois já conhece seu histórico e está lá para isso! Se não consegue falar com ela, pegue o texto que escreveu e mostre a ela. Ou escreva uma nova carta e junte a este texto e entregue tudo a ela. As vezes temos a solução pertinho de nós, mas não a enxergamos, porque a dor emocional cria uma barreira à razão. E você está certa, você está mudando, esse é o resultado de uma terapia. Mas, para que a mudança se concretize e o sofrimento cesse, a terapeuta precisa saber como está se sentindo de verdade. Espero que consiga se expressar e ser ajudada. Abraço fraterno.

  • Iaia

    Julia, a ansiedade surge quando estamos presas no futuro, deixamos o presente para viver em função do que pode acontecer depois. A ansiedade é medo do futuro, é isso que você está sentindo. Pelo pouco que você descreveu, acredito que a escolha profissional, se vai ou não passar no ENEM, se vai ou não entrar na faculdade, tudo isso deve estar tirando seu sono. Se for isso mesmo, sugiro que pense o que pode acontecer se não passar no ENEM (sempre tem outros caminhos, não precisa ficar presa só neste). Além disso, por que temos tanta pressa de decidir o que estudar, que profissão seguir, tem que ser este ano. Toda esta pressão de urgência nos trava, nos deixa sem conseguir agir e deveria ser tudo mais tranquilo. Você disse que está fazendo terapia, fale tudo que pensa e que te angustia para ela, não esconda nada, se não ela não conseguirá ajudar. A sua sensação de que está piorando pode ser porque quando começamos a trazer os problemas à tona, tem um período que parece que está piorando mesmo, é como quando arrumamos o guarda-roupa, tiramos tudo de dentro e parece que está uma bagunça muito maior, mas é necessária para organizar cada coisa em seu lugar. De um pouco mais de tempo para ver se é isso mesmo e se dar a oportunidade de organizar tudo. Sobre suas amigas, acredito que elas te acolherão se você as procurar, explique que se afastou porque não estava bem, isso é totalmente compreensível. Não se afaste das pessoas que você gosta e que fazem você se sentir bem, isso ajuda bastante a passar por momentos difíceis. Não se cobre tanto, a pressão de que temos que fazer faculdade assim que acaba o colégio, que temos que saber qual profissão seguir, que temos que “dar certo” logo, toda essa pressao é muito grande, mas a minha experiência é que tudo se ajusta com o tempo, não adianta querer correr. Eu não fiz faculdade logo que saí do ensino médio, acabei fazendo cursinho por 1 anos para não ficar parada, eu já trabalhava, depois tive que parar a faculdade, passou algum tempo fiz um curso técnico para conseguir um emprego melhor, depois fiz faculdade (em uma área diferente da primeira faculdade e do curso técnico), hoje estou profissionalmente bem resolvida (mas nada garante que eu não mude de área novamente, a vida é dinâmica e não estática), já fiz algumas pós-graduações e tudo deu certo, não foi do jeito que eu imaginei aos 18 anos, mas não me arrependo do rumo que minha vida tomou. Espero que fique melhor e não se cobre tanto, viva um dia de cada vez, vai dar tudo certo.

Entrar no Sunas

Acesse sua conta para desabafar

Criar uma conta

Cadastre-se para desabafar

Entrar no WhatsApp

Desabafe no grupo do WhatsApp

Entrar no Discord

Desabafe no servidor do Discord

Entrar no Sunas

Entre na sua conta para publicar

Criar uma conta

Cadastre-se para publicar