Desde o começo do mês de Março de 2021, a minha vida familiar se tornou um “inferno”. Eu, minha esposa e meus filhos estávamos vivendo um clima muito bom, minha esposa estava muito feliz no cargo novo que conseguiu na escola, até a “desgraça” acontecer: no dia 11 de Março, saiu o resultado positivo do teste para Covid da minha esposa. Ela teve sintomas leves a moderados (febre, dores de cabeça, dor muscular, fraqueza nos membros inferiores, diarréia e um pouco de falta de ar). O problema foi que, nesse meio tempo, a mãe dela, minha sogra, também testou positivo. Mas, no caso dela, os sintomas foram mais graves e ela acabou tendo de ser internada. Antes do fim de seu isolamento, minha esposa foi para a casa da mãe dela, tentar ajudar de alguma forma. Mas, dois dias após a internação da minha sogra, ela teve de ir para a UTI ser intubada. E, assim está, desde o dia 20 de Março, com melhoras e pioras. Toda vez que o hospital liga, começa uma crise de ansiedade em mim (imagine na minha esposa). Já faz dias que minha esposa está mal, sofrendo com a situação, não dorme direito, mas ela não se abre, ela se fecha, não quer conversar comigo, não quer consolo. Ela tenta encontrar um pouco de conforto na religião. Eu sofro muito vendo ela assim. Tento dar um tempo para ela, até porque eu tenho de tentar conter meus dois filhos, que são extremamente dependentes da mãe, para não deixá-la mais “estressada”. Mas, é muito difícil, porque as crianças não entendem a situação e minha esposa acaba descontando nelas. Eu conversei com ela, falei para ela pensar sobre ela passar um tempo na casa dos pais dela, e eu ficar com as crianças, talvez ela fique mais tranquila lá, com o pai dela, mas não sei. Eu tenho muito medo do que está por vir: se a minha sogra não aguentar, não sei como minha esposa vai reagir. Acho que ela vai surtar, vai desenvolver algum tipo de doença mental (não sei se o fato dela ter tido Covid pode ou não potencializar o surgimento desse tipo de doença), como depressão, pânico ou outra alguma outra doença que que possa ter ligação com o estado mental e de estresse dela (como um AVC ou infarto). Se isso acontecer, eu não sei se vou conseguir suportar: cuidar de duas crianças pequenas e da minha esposa, sozinho. É uma situação muito difícil que estamos passando. Eu queria muito, mas muito mesmo, poder ajudá-la mais, eu sinto que poderia fazer mais, mas não sei o que fazer. Nem sei se o que eu estou fazendo é ou não o certo a se fazer. Eu não sei de mais nada. Estou totalmente perdido com essa situação. A impressão que eu tenho é que a nossa vida familiar “parou”, não temos mais aquela alegria de viver e aproveitar cada instante do nosso dia.
Desabafe no site
Converse em tempo real
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Converse em tempo real
Desabafe no Site
Crie uma conta no Sunas
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Junq, Deus sabe o que faz! Seja forte, seja o apoio que sua mulher vai precisar e mantenha a calma! Se precisa de apoio de um psicólogo, procure aqui no Sunas, faz online, pode te ajudar muito a segurar essa barra. Não se desespere, viva um dia de cada vez, um momento de cada vez, mantenha um estado de espírito leve, você nesse momento precisa ser a força da sua família. Desejo que Deus te dê muita muita muita força e maturidade para passar por isso. Logo os tempos difíceis vão acabar e você vai olhar pra trás com orgulho por ter vencido. Força!
Infelizmente ela não resistiu. Não sei como vamos lidar com essa perda. Minha sogra era tudo para minha esposa.
Oie... poxa eu sinto muito por esse momento turbulento que você e sua família estão vivendo... eu imagino como deve estar difícil pra você estar sendo essa âncora que está segurando as pontas de todos. Mas eu vejo o quão necessário é vc assumir esse papel, tanto para sua esposa, quanto para seus filhos. Se mantenha forte e com esperanças que isso é uma fase e vai passar. Afinal, você ainda não sabe o que vai acontecer com sua sogra, já está antecipando a morte dela e antecipando também os possíveis problemas que a sua esposa pode vir a desenvolver... e se hoje ligam do hospital e o resultado é positivo e sua sogra fica bem? Veja que o sofrimento que vc está sentindo hoje é por coisas que poderão acontecer no futuro, e o futuro não é garantido! O futuro é um mistério... Então foca em viver o presente, em ser um bom companheiro e bom pai hoje, no único momento que existe: o presente. Viva um dia de cada vez, tenha esperanças e dê o seu melhor nas atividades q vc tem que realizar hoje.. E assim, a vida será sempre uma surpresa que você não pensa, apenas vive e dá o seu melhor... Qnd a gnt antecipa, tende a imaginar como vai ser e é ai que as possíveis dificuldades surgem.. Fica bem! Beijão