Minha vida já começou bagunçada. Meus pais brigavam por traições, e a coisa se complicou quando após meu nascimento, minha mãe teve depressão pós parto, entrando num período de depressão profunda por vários anos durante minha infância. Nesse tempo, era minha avó e tia quem cuidava de mim, não tenho mts lembranças.
Depois, fui crescendo e comecei a perceber que havia algo errado. Minha mãe tinha explosões de raiva e gritava, e isso não podia ser normal. Acho que só fui entender o que ela realmente tinha com uns 11 ou 12 anos, mesma época que meu pai faleceu, e então realmente ficamos só nos duas.
A partir daí, minha relação com minha avó, avô e tia se deteriorou. Eu não consigo entender, até hoje, como eles não puderam ajudá-la, levá-la a um médico, o que quer que fosse. Ao invés disso, sempre se escondem e evitam falar com ela, quando ela está mal, ou quando ela relata algo, dizem coisas no estilo do "tente ver o lado bom dessa situação" ou minimizam as situações abusivas que ela passa no trabalho. Sei que não é fácil viver com alguém que tem explosões emocionais e fica doente com frequência, mas a impressão é que eles não estão dispostos a mudar e lidar melhor com ela, e isso me faz sentir muito sozinha dentro de casa.
Por essa situação, sinto que me tornei o único apoio no núcleo familiar mais próximo dela, e isso é mt pesado. Sempre que ela está mal, sou eu quem cuida dela. Isso está me cansando mt, pois sinto que não tenho com quem dividir essa carga, e que tenho que ser sempre forte, pois sou eu quem está saudável. Hoje ela se trata com médicos e remédios, e diz que está bem melhor do que quando era criança. Mesmo assim, depressão não é algo que simplesmente vá embora, ela tem fases ruins e boas.
Queria ter com quem dividir isso, e pra quem leu até aqui, obrigada pela paciência e desculpe se o texto foi confuso. Ainda não sei como arrumar a bagunça dentro da cabeça.
3 comentários em “Sozinha em meio a família”