Expectativa familiar, como lidar?

Quando os filhos apresentam características e atitudes diferentes das que seus pais esperavam, surge uma insegurança e ansiedade. Assim, começam a procurar respostas e explicações rápidas na tentativa de esclarecimentos. Os pais ficam com receio que essas características possam prejudicar seus desenvolvimentos, crescimento e até nas suas relações interpessoais.

Com isso, os sintomas e diagnósticos começam a sobressair e, consequentemente, a classificação e comparações ficam mais valorizadas do que as individualidades de cada pessoa, mesmo nas crianças. Isso poderá gerar desconforto familiar, principalmente para os filhos, a ponto de desanimarem-se e desvalorizarem-se.

Isto é, os filhos podem se sentir inseguros ao ver que seus pais estão insatisfeitos com seus desempenhos e começarão a não confiar neles para contar suas angústias e sentimentos. Por outro lado, os pais sempre estarão se cobrando, frustrando-se por acharem que não são os pais que esperavam ser.

Desta forma, mesmo quando alguma criança apresentar alguma característica parecida com a de outra, é importante e necessário que os pais compreendam que cada um tem suas individualidades e identidade, mesmo quando for da mesma família.

Ou seja, o ritmo de desenvolvimento, crescimento e aprendizagem são individuais e diferentes para cada ser humano, especialmente na fase infantil. Isso não significa que a criança será melhor ou pior que a outra. Por isso, vale ressaltar que não existe necessidade de comparações entre as pessoas, pais e filhos sendo todos diferentes uns dos outros.

Por isso, ser diferente e ter suas individualidades são essenciais, pois é pela diferença que a pessoa se torna crítica pelas diversas opiniões e princípios, criando sempre experiências novas. Por sua vez, aprende com o outro o que talvez fosse uma dificuldade para ele.

Enfim, cabe a cada um valorizar o seu jeito de ser, inclusive entre pais e filhos. Consequentemente, pelas diferenças e trocas de experiências, o bom relacionamento familiar acontecerá naturalmente.

58
ds

É psicóloga humanista (CRP 06/8543) em Jundiaí/SP com formação em Abordagem Centrada na Pessoa. É especialista em educação inclusiva e fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Realiza psicoterapia Online e Presencial e por CONVÊNIOS e PARTICULAR. Atendimento familiar e individual para crianças, adolescentes, adultos e em Libras. Também, é consultora de inclusão, palestrante e organizadora de minicursos e supervisões sobre inclusão. Participou como coatora do livro "Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades" no capítulo "Inclusão centrada na pessoa", e é autora do livro “…E a borboleta voou”. Em 2017, participou do Seminário Internacional de Educação: Inovação e Inclusão em Portugal e Espanha, com muitas propostas inovadoras de educação e inclusão. Já atuou no Centro de Atendimento à Síndrome de Down “Bem-Te-Vi” e na ATEAL (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem) em Jundiaí/SP. Dedica-se em uma inclusão das diferenças e individualidades de cada pessoa. Por isso, acredita em uma inclusão centrada na pessoa e não nos seus sintomas e diagnósticos. Seu intuito é existir uma convivência para todos e com todos a partir de aceitação, empatia e autenticidade, fortalecendo o autoconhecimento para as pessoas encontrarem suas próprias respostas e a lidarem com o que incomoda. @psicovanessasardisco www.vanessasardisco.com.br 11 982009577

Login