Você sabia que sentir medo é algo natural? É assim que o corpo alerta do perigo. O medo é uma emoção gerada por momentos de ameaça inesperada.
A sensação de medo pode surgir de estímulos (algo que está no ambiente) ou de pensamentos e memórias relacionadas a algo que é desagradável (medo de não ser aceito, medo de ser abandonado) e como consequência, gerar ansiedade e insegurança.
Ao sentir medo o corpo se prepara para fugir ou lutar e assim, o hormônio da adrenalina é liberado. O coração e a respiração aceleram, os músculos se contraem, entre outras sensações.
O medo pode ser caracterizado como uma fobia quando passa a ser uma emoção que influencia em diferentes âmbitos da vida, como o social, psicológico e físico, causando mal estar intenso.
A fobia
A fobia é descrita como um pavor, que gera ansiedade intensa e nem sempre pode ser explicada racionalmente no momento que é sentida. Por exemplo, sentir um medo inexplicável ao ver um palhaço.
O medo pode ser desencadeado em situações desafiadoras e pode paralisar. Ou seja, não conseguir realizar a atividade ou resolver o desafio que se apresenta. Pode estar associado a sentimentos de ansiedade, angustia, apreensão e preocupação.
E o que fazer para encarar o medo?
Identifique as situações que sente medo, questione o motivo de estar sentindo medo e o que realmente pode acontecer.
Procure avaliar se suas respostas condizem com a realidade, isso faz com que seus pensamentos se voltem para o mundo real e não se prendam a ideias imagináveis do que pode ocorrer – fazendo do seu medo um aliado.
Se houver dificuldades no processo de percepção do medo ou se perceber que pode ser uma fobia, é importante procurar auxílio de um profissional.
Desabafe no site
Converse em tempo real
Entre no nosso grupo do WhatsApp
Converse em tempo real
Desabafe no Site
Crie uma conta no Sunas
Entre no nosso grupo do WhatsApp