Todo mundo que esteja se preparando para ingressar ou retornar para o mercado de trabalho traz consigo expectativas diversas! Seja a de ascensão na carreira, aumento salarial, upgrade de status, dentre outras.
Pois bem! Essas expectativas partem tanto dos profissionais quanto das empresas. A questão que quero pensar junto contigo nesta pequena reflexão é sobre o fato de que sempre que lidamos com expectativas nos defrontando com frustrações, dissabores na relação com as equipes, clientes ou com a liderança.
Quem nunca aceitou uma vaga, talvez porque estivesse de fato necessitando do salário ou porque pensou: “Bem, fazendo um bom trabalho eu logo subo de cargo”. Porém em poucos dias se pegou pensando “Puts, o que eu estou fazendo aqui?”.
Esse é um de muitos outros exemplos possíveis de acontecer quando estamos lidando com a realidade da frustração.
Durante todos os anos em que atuei diretamente com educação corporativa de líderes, gestores e CEOs discutíamos muito a respeito destas questões.
E hoje continuo trabalhando com este tema mesmo atuando com psicoterapia, pois esse tema é recorrente na fala de meus pacientes que estão em processo analítico comigo. E é por isso que falo sem medo que o processo psicoterapêutico é um ótimo lugar para entender e até criar estratégias de enfrentamento.
Pois discutir tais assuntos com uma pessoa neutra e com uma escuta especializada e que de certa forma já transitou por este universo tende a ser um facilitador no seu processo subjetivo de escuta visando te ajudar a enxergar novas formas de lidar com o problema.
Entendo que com a entrada do trabalho dentro de casa, devido ao home office, ou mesmo a saída para o trabalho presencial faz com que esses pensamentos se intensifiquem e pensar sobre ele tende sempre ser uma saída estratégica para ir mais longe.
E você concorda com isso? Já faz ou pretende investir em um processo terapêutico? Está disposto a ampliar tanto o seu campo de visão estratégica, assim como as pessoais também?
Vamos falar mais sobre isso! Fico sempre a sua disposição.
Forte abraço
www.psicologoeltondesousamoura.com