fbpx

Somatização

Você sabia que mente e corpo estão interligados? A mente pode revelar sofrimentos através do corpo. Chama-se somatização o movimento da mente se manifestando no corpo.

Sabe aquelas dores de cabeça, dores no estômago, quedas de cabelo… sem uma explicação médica lógica? Então, elas podem ser seu emocional querendo dizer algo.

O que é a somatização?

A somatização acontece quando as emoções se manifestam de forma física, ou seja, através do corpo. Isso pode ocorrer de forma leve, como quando ficamos com vergonha e nossas bochechas ficam vermelhas ou quando nosso coração acelera ao nos assustarmos com algo.

Entretanto, nos casos leves, a sensação física tende a amenizar e até desaparecer conforme o sentimento também se ameniza e desaparece, sendo perceptível a relação entre as duas – sentimentos e sensação corporal.

Porém, existem casos em que os sintomas da somatização são constantes, interferindo na qualidade de vida do indivíduo. Quando não percebidos como tendo causas psicológicas, podem levar ao diagnóstico médico aparentemente “normal”, após a realização de exames físicos.

E se está tudo normal, a somatização é um sofrimento é real?

A somatização é um sofrimento real, criado por sofrimentos emocionais que não estão tão claros para nós.

Pense que somos um sistema interligado, o que sentimos no corpo pode mexer com a nossa ‘cabeça’, assim como o que acontece na nossa ‘cabeça’ (sentimentos e emoções) pode mexer com o nosso corpo.

A somatização é a forma do nosso emocional pedir ajuda, sinalizando de forma concreta que precisamos dar atenção ao que está acontecendo conosco.

E de onde vem a somatização?

A somatização vem de sentimentos e emoções que não estamos dando a devida atenção. A causa depende muito da história de cada pessoa e de como ela enfrentas as situações vividas.

Algumas causas podem incluir estresse, traumas, pouca consciência das emoções, dificuldade com os sentimentos e repressões.

E quais os sintomas da somatização?

O sintoma da somatização são bastante variáveis, mas entre os mais comuns estão:

• Dores no corpo; Vômito e Náuseas; Tonturas e Desmaios; Palpitações; Falta de ar e Fadiga; Dificuldade para urinar; Menstruação irregular; Visão turva; Surdez; Perda de voz; Amnésia.

Como combater a somatização?

Primeiro, procure ajuda médica, realize exames para descartar a possibilidade de serem de fato problemas físicos.

Depois disso, inclua em seu dia a dia atitudes que te proporcionem autocuidado e consequentemente diminuam os sintomas de somatização. Confira algumas sugestões:

  • Pratique atividade física: exercícios reduzem os hormônios do estresse e liberam endorfina, o “hormônio da felicidade”
  • Aprenda técnicas de respiração e relaxamento: ajudam no controle do emocional e das sensações físicas
  • Pratique o autoconhecimento e a psicoeducação: conheça sobre si e sobre sua Saúde Mental, sem mitos ou medos.
  • Mantenha o equilíbrio emocional: evite agir por impulso
  • Não coloque o seu foco no problema: concentre-se em buscar uma solução;
  • Fale sobre o que pensa e sente: expressar os sentimentos e pensamentos ajuda a lidar melhor com nosso interior.
  • Seja flexível e busque novas formas de enfrentar os mesmos problemas;
  • Respeite seus limites.

 

Caso esteja passando por isso, procure ajuda de um profissional da Psicologia para compreender melhor quais são os as causas e quais as melhores formas de mudar a situação.

203
20210912_090339-scaled

Olá, me chamo Suelen e sou Psicóloga Clínica. Realizo atendimentos online de adolescentes e adultos, através da Psicologia Analítica. Sou graduada pelas Faculdades Pequeno Príncipe, além de atender na clínica, sou pesquisadora com estudos direcionados para sexualidade e gênero. Meu método de trabalho é compreender as vivências humanas em suas complexidades e experiências pessoais por meio da análise geral do indivíduo, relacionando com o meio social em que a pessoa se encontra. Minha especialidade é o trabalho com a sexualidade, perpassando questões de construção social, realizando o processo de autocuidado, autoconhecimento e a integração do ser. Minhas maiores experiências na área clínica estão relacionadas a ansiedade, bem como, a comunidade LGBTQIA+ e ao aprofundamento de questões relacionadas à sexualidade e gênero. Conheça mais em @psiparatodes no Instagram.

Comunidade Sunas

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login