A timidez só é problema quando se vê os obstáculos, na realidade é um empecilho da personalidade, que em diversas situações dificultam o desempenho de determinadas atuações, especialmente aquelas que exigem o contato com o público.
Em meio a este tipo de problema muitos se perdem, e em razão da timidez permitem evadir-se da possibilidade de tentar a superação.
Provável que o tímido tenha experimentado grandes padrões de exigências , ou ainda alvo de influencias marcantes , originando uma autocrítica incapacitante , sucessivamente se esbarrando com as complexidades de vida, evidenciando assim uma carga de insegurança que bloqueiam vários seguimentos do existir.
Atentando aos impactos causados pela timidez, seguramente as circunstancias pode levar a um sentimento de inferioridade, utilizando de resistência, julgamentos ou comparações de estilo, .
Não havendo propriamente um remédio, as diversas terapias se apresentam como equipamento e apoio para enfrentar tais problemas, naturalmente o exercício de novas atitudes contribuem para fortalecimento de uma personalidade tímida , sobretudo deve alimentar a crença em suas tendências realizadoras e compreender os erros , as falhas e as limitações.
Adriano Morais
Especialista em Psicologia Humanista fenomenológica Existencial- Psicólogo;
Referência Técnica em Saúde Mental.
adryano.morays@hotmail.com
Telefone: (31) 985856533